terça-feira, 1 de julho de 2008

O Incrível Hulk




O Incrível Hulk (The Incredible Hulk, E.U.A, 2008)

Diretor: Louis Leterrier, Produtores: Avi Arad, Gale Anne Hurd, Kevin Feige,
Roteiro: Zak Penn, Edward Norton (não creditado).
Elenco: Edward Norton, Liv Tyler, Willian Hurt, Tim Roth, Rickson Gracie.

Filmaço! Se com `Homem de Ferro` a Marvel Studios marcou um gol, com o `Hulk` ela marcou um golaço, de letra, digno do Romário!
Enterrando definitivamente, sepultando sob 1 tonelada de concreto o chato, lento, pavoroso, pretensamente intelectual e psicológico Hulk de Ang Lee (2003), a Marvel ressuscitou a franquia de um de seus principais e mais conhecidos personagens.
Desde o começo o filme dá TUDO que os fãs querem, nos créditos iniciais já rolam vários elementos da mitologia do Hulk.
A 1º seqüência do filme é ambientada no Brasil , mais especificamente na Favela da Rocinha, embora as filmagens tenham sido feitas na favela Tavares Bastos e nos bairros Santa Teresa e Lapa (imagina o Hulk na Lapa!)), e ficou ótima, desde a fotografia até a caracterização em si, essa seqüência tem um sabor todo especial para o público brasileiro.
Infelizmente a cópia do filme que estava sendo exibida no cinema em que eu fui era dublada, eu já sabia dessa seqüência no Brasil e estava curioso para ver o sotaque de Bruce Banner falando Português, como vou ir assistir o filme de novo, vou procurar um cinema em que esteja rolando uma cópia com o som original.
Até o Rickson Gracie aparece na parte do filme ambientada no Brasil!
Nesse filme rola a melhor ponta de Stan Lee em todos os filmes baseados em personagens da Marvel até agora, a idéia ficou muito boa, uma autêntica piada interna!
Outra ponta que merece destaque é a de Lou Ferrigno, o Hulk em pessoa! Ficou muito engraçado!
O roteiro ficou muito bom, embora um pouco confuso para quem não conhece as HQ´s, ele usou elementos de várias fases da mitologia esmeralda e deixou abertas algumas possibilidades para o inevitável `Hulk 2`, principalmente o Líder e o Dr. Samson.
Uma verdadeira `guerra` rolou nos bastidores do filme envolvendo Leterrier, Ed Norton e a Marvel.
Norton não se limitou a interpretar o Hulk, ele re-escreveu uma parte considerável do roteiro (e não foi creditado), dessa guerra toda, entre mortos e feridos, salvaram-se todos, e surgiu um ótimo roteiro.
TUDO, que os fãs do Hulk gostam está no filme, os únicos furos que eu achei no roteiro foram o fato de a raiva do Hulk (equação Marvel – quanto mais o Hulk fica nervoso mais forte ele se torna) não resultar em mais poder e a origem do Abominável ser meio `apressada`.
Li em uma crítica do filme que há alguns momentos meio `King Kong` e tenho que concordar, especialmente na cena na caverna, em que o Hulk só falta bater no peito com as duas mãos!
Tudo o que estava sub-entendido em Homem De Ferro ficou explícito no Hulk, S.H.I.E.L.D, Nick Fury, Empresas Stark, Super Soro, Capitão América, rola até uma aparição de Tony Stark no final, mais cínico do que nunca, Avengers Assemble!
A Marvel está caminhando a passos largos para fazer o filme dos Vingadores, inclusive as datas de estréia do filme do Capitão América e do Thor já foram anunciadas, ao que tudo indica, Homem de Ferro 2 vai ser o prelúdio do filme, Capitão América e Thor irão fazer a preparação final do terreno e aí sim será lançado `Os Vingadores` lá por 2010/2011.
A seqüência do `pau` entre o Hulk e o Abominável ficou ótima, lembra até uma HQ da época do Peter David em que o Abominável toma uma `pisa` tão servida que começa a chorar e pedir para o Hulk parar de bater nele!
E nunca Betty Ross foi tão bonita!
Todos os atores desempenharam muito bem seus papéis, todos estão muito convicentes.
Com esse filme a Marvel deu mais um passo à frente da sua eterna rival DC, Batman – The Dark Knight vai ter de ser muito bom para fazer frente ao `Homem De Ferro e Hulk.
Detalhes finais: finalmente o Hulk gritou `Hulk esmaga!`, custava colocar isso no seu filme Mr. Ang Lee?
Eu entendo que HQ´s são uma mídia e o cinema é outra e blá, blá, blá, reconheço que o visual do Abominável ficou bom, mas mesmo assim senti falta das orelhinhas e dos beiços!
Nota 10!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: