segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fim dos Tempos


Fim dos Tempos (The Happening, E.U.A, 2008)
Direção: M . Knight Shyamalan
Roteiro: M. Knight Shyamalan
Produção: M. Knight Shyamalan, Barry Mendel, Sam Mercer, Jose L. Rodriguez
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguzamo, Ashlyn Sanchez, Betty Buckley, Spencer Breslin, Jeremy Strong, Alan Ruck, Robert Lenzi, M. Knight Shyamalan.

Esperava bem mais desse novo filme do Shyamalan, quando vi o trailer do filme achei que ele iria ser bom e como sou viciado em cinema acabei indo assisti-lo.
A idéia central do filme, uma epidemia de suicídios, é boa e bem desenvolvida poderia render um filme de suspense realmente assustador e pavoroso, o filme até que começa bem, mas quando a razão para o surto de suicídios começa a ser esclarecida o filme passa a beirar o medíocre, Shyamalan perdeu uma ótima oportunidade de usar um tema atualíssimo (aquecimento global, agressão à natureza, etc...) para fazer um grande filme, a exemplo de `Sinais` ele optou por uma `explicação/solução` risível.
Ao que tudo indica esse desperdício de tempo e dinheiro é fruto da conhecidíssima arrogância de Mr. Shyamalan que insiste em ter controle total sobre seus filmes (ele assina tudo, roteiro, direção, produção... fez até uma ponta no filme!), nas mãos de um roteirista mais qualificado a idéia central do filme poderia render muito mais.
Nunca entendi a `adoração` em torno de Shyamalan, acho `Sexto Sentido` sem graça de dar dó, gosto de `Corpo Fechado` por causa da temática de super-heróis, acho `Sinais` o `antepassado` de `Fim dos Tempos` no sentido de desperdício de tempo e dinheiro, gosto da `Vila` porque nesse filme Shyamalan conseguiu desenvolver a idéia e surpreender no final, não vi `A Dama da Água` e sinceramente, não tenho vontade nenhuma de ver, ou seja, de todo o trabalho mais conhecido de Shyamalan eu gosto apenas de 2 filmes, o que é muito pouco para um diretor tão cultuado.....
Vá assistir por sua conta e risco.

Nenhum comentário: