segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A morte de Mitch Mitchell


Mitch Mitchell, lendário baterista do Jimi Hendrix Experience morreu de causas naturais aos 62 anos, em Portland (E.U.A).
Nascido em Londres, Mitchell tinha acabado de completar uma tour por 18 cidades dos E.U.A com a Experience Hendrix, uma super tour montada/organizada pela família de Hendrix, que tem entre seus integrantes Billy Cox, Buddy Guy, Hubert Sumlin, Kenny Wayne Shepherd, Jonny Lang, Brad Whitford (Aerosmith), Robby Krieger (The Doors), Mike McCready (Pearl Jam) e membros do Los Lobos.
O último show da tour foi em Portland, e Mitchell estava passando um tempo lá antes de voltar para a Inglaterra.
Mitchell deixa sua mãe, sua esposa, uma filha e dois netos.
Antes de entrar no Jimi Hendrix Experience Mitchell havia tocado no The Pretty Things, no Georgie Fame & The Blues Fames e também foi um renomado músico de estúdio
Mitchell tocou com Jimi Hendrix durante toda a fase áurea de sua carreira, gravou a bateria em quase todos os discos clássicos do mestre.
Após a morte de Hendrix Mitchell ajudou o produtor Eddie Kramer finalizar os discos póstumos de Hendrix `The Cry of Love` e `Rainbow Bridge` e tocou com Terry Reid, Jack Bruce, Jeff Beck, Junior Brown e muitos outros músicos consagrados.
Com uma técnica única, que misturava rock com jazz, e com uma enorme influência de `monstros sagrados` como Elvin Jones e Max Roach, Mitchell mudou totalmente a maneira como a bateria de rock era vista, ao injetar uma enorme dose de swing no Jimi Hendrix Experience, rompendo com o padrão de a bateria apenas marcar o ritmo, que predominava na época (1966) em que ele começou a tocar com Hendrix.
R.I.P Mr. Mitchell



THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE – PURPLE HAZE
THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE - VODOO CHILD (SLIGHT RETURN)
MITCH MITCHELL Drum Solo Sweden, January 9, 1969






Nenhum comentário: