quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Hussein Obama, 1º presidente negro dos E.U.A

Estou muito feliz com a eleição de Obama, pelo fato de eu ser negro e apoiar a luta pela valorização das pessoas negras em qualquer parte do mundo.
Não sou ingênuo a ponto de achar que Obama `irá mudar totalmente` a política externa norte-americana, isso não vai acontecer, por causa do Congresso e também por causa dos acordos com as grandes corporações que ele inevitavelmente teve que fazer para chegar à Casa Branca, mas podemos esperar uma administração pelo menos mais `tranqüila`, e o fato de um negro ser eleito presidente dos E.U.A é um momento histórico único, estamos vendo a História acontecer bem na frente de nossos olhos!
Se você parar e pensar que há apenas 60/70 anos atrás existiam leis de segregação racial nos E.U.A, você irá perceber o que representa a eleição de um presidente negro nos E.U.A.
Pelo fato de Obama ser uma pessoa esclarecida e viajada, ter um pai estrangeiro, ser jovem, e conhecer outras culturas, acho que podemos esperar uma administração mais aberta ao diálogo com a comunidade internacional, ao contrário do `já vai tarde` George W. Bush.
Na real, acho que a eleição de Obama é um protesto do povo norte-americano contra 8 anos de política belicista unilateral, Obama ganhou até em rincões tradicionalmente republicanos, nem os eleitores de Bush agüentavam mais ele, que pretendia ser perpetuado no poder por McCain e Palin.
Em 8 anos Bush conseguiu colocar o mundo inteiro contra os E.U.A, já morei lá e sempre que converso com alguém que tem o discurso `os E.U.A são culpados por todas as desgraças do mundo` sempre falo que a política externa é uma coisa, a população é outra, em qualquer país do mundo a população é dominada por uma elite que a manipula conforme seus interesses, lá não é diferente.
A eleição de Obama é a prova viva que a população não suportava mais o isolacionismo, o fundamentalismo religioso, a `guerra ao terror`.
O sonho de Martin Luther King, Malcom X, os Panteras Negras, e todos os que deram sua vida e sua liberdade pela causa do povo negro nos E.U.A está começando a se tornar realidade.
Sempre imaginei que um latino seria presidente dos E.U.A antes dos negros conseguirem se organizar em torno de um candidato que realmente tivesse chances de ganhar, nunca estive tão feliz por estar errado!

Nenhum comentário: