terça-feira, 10 de junho de 2008

Homem de Ferro - Resenha


Homem De Ferro (Iron Man, E.U.A , 2008)

Diretor: John Fraveu, Roteiro: Arthur Marcum, Matthew Hollaway, Mark Fergus, Hawk Ostby, Stan Lee, Produtor: Avi Arad, Kevin Feige
Elenco: Robert Downey Jr., Terence Howard, Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Samuel L. Jackson, Clark Greg, Shaun Tob, Bill Smitrovich, Leslie Bib, Stan Lee

Apesar do Homem de Ferro não ser um dos meus heróis favoritos eu estava bastante ansioso para ver esse filme, até mesmo por causa de algumas mudanças na história original que haviam sido anunciadas, pela primeira vez concordei com as mudanças que foram realizadas na adaptação de uma HQ para o cinema, a decisão de modernizar a origem do Homem de Ferro foi corretíssima, não teria nada a ver atrelar a origem do personagem à guerra do Vietnã em pleno século XXI.
A história começa com o milionário figurão da indústria bélica Tony Stark indo ao Afeganistão fazer um demonstração do seu mais novo `produto`, o míssil Jericho (por incrível que pareça li alguns anos atrás que o exercíto norte-americano realmente TEM uma arma similar ao míssil Jericho, e inclusive os primeiros testes com ela foram realizados no Afeganistão), uma arma de alto poder de destruição, após a demonstração o veículo em que ele está é atacado e ele é capturado por um grupo que se denomina os 10 Anéis e é forçado a construir um exemplar do míssil Jericho para eles, mas em vez disso constrói uma super armadura para fugir de seu cativeiro, ele consegue fugir e entra em uma crise de consciência por ter visto `in loco` o que as armas que ele vende causam.
Vou parar de comentar a trama do filme aqui senão vou atrapalhar quem ainda não assistiu o filme.
Robert Downey Jr. está magnífico no papel do `playboy arrogante` Tony Stark, ele está tão à vontade no papel que dá a impressão de ter nascido para ele e vice-versa.
Uma das coisas que eu estava mais curioso para ver no filme é qual seria a abordagem do diretor em relação ao conhecidíssimo alcoolismo de Tony Stark, havia lido que o assunto não seria tocado no filme, mas ele está lá, em várias cenas Stark aparece tomando generosas doses de whiskey, como Fraveau já anunciou que Homem de Ferro será uma trilogia, podemos esperar algumas partes da saga `O demônio na garrafa` nos próximos filmes da série.
Outra coisa que eu gostei bastante no filme foram as referências nada sutis a alguns aspectos da mitologia do Homem de Ferro como a
S. H .I. E.L.D , o War Machine, e até o Mandarim, que passam despercebidos para o espectador comum mas fazem a alegria dos `viciados` como eu!
Esse filme é muito importante por dois motivos: ele é o 1º projeto da Marvel Films, divisão da `Casa das Idéias` que a partir de agora irá levar à telona os heróis da editora, o que significa que agora os filmes serão bem mais fiéis aos quadrinhos, e que se houverem mudanças elas serão coerentes e justificáveis, acabou a farra de mudar as características de um personagem só por capricho de algum produtor que nunca leu as HQ´s (as escarificações do Noturno!!!!!!!!!!!!)
O outro ponto que faz esse filme especial é que ele é o 1º passo para o filme dos Vingadores, como o filme do Hulk (desta vez feito pela Marvel Films, ainda bem!) será lançado em breve, teoricamente teriam de serem feitos os filmes do Capitão América e do Thor antes do filme dos Vingadores sair, o do Capitão América já está com roteirista contratado (Zak Penn ) e o do Thor está há muito tempo na lista de `próximos projetos cinematográficos` da Marvel.
Não consegui assistir no cinema (e olha que eu vi o filme duas vezes!), mas há uma cena após os créditos do filme em que Nick Fury (Samuel L. Jackson!), tem um diálogo bem especial com Stark, o diálogo é nada mais nada menos que a proposta para a fundação dos Vingadores!
É até covardia destacar os efeitos especiais do filme, da armadura em si aos computadores de Tony Stark os efeitos são um show à parte e com certeza irão estabelecer um padrão bem alto para os próximos filmes baseados em HQ´s.
Outra elemento do filme que ficou muito bom foi a trilha sonora, só rola porrada, até a imortal `Iron Man` faz parte da trilha!
Como um destaque final quero salientar a participação da simpática Gwyneth Paltrow, que dá um verdadeiro show no papel de Pepper Potts, a `braço-direito´ de Tony Stark.
Corre que ainda dá para ver no cinema!

Nenhum comentário: