segunda-feira, 30 de junho de 2008

Câmbio Negro - Discografia












A banda certa na hora errada, rock demais para os manos, rap demais para os roqueiros.
Formado no começo dos anos 90 por X e DJ Jamaika em Ceilândia/DF, o Câmbio Negro lançou seu 1º disco (Sub – Raça,1.993 - Discovery) somente com bases e colagens e após algum tempo X teve a idéia de passar a usar uma banda nos shows, o que acabou fazendo com que DJ Jamaika saísse da banda, sendo substituído por DJ Marcelinho, e iniciando uma treta pesada com o X e o Câmbio Negro,que só foi resolvida pouco tempo atrás.
A partir do 2º disco (Diário de um feto, 1.995 – Discovery)) o Câmbio Negro passou a ser uma banda, se mudaram para São Paulo e tocaram bastante pelo Brasil afora.
Em 1.999 lançaram o 3º disco (Câmbio Negro) pela Trama, que investiu bastante na banda, com clips e tudo.
O disco foi produzido pelo folclórico Edu K (De Falla) e teve uma participação de peso, TC Izlam, filho da lenda viva Afrika Bambaataa.
Nessa época eu pensei que eles fossem se tornar uma banda grande, mas infelizmente a parada não virou e a banda acabou encerrando suas atividades, totalmente desistimulada pelo descaso do público para com o seu som.
Após o fim do Câmbio Negro X iniciou um projeto de palestras em colégio, associações comunitárias e presídios, e em 2002 chegou a se candidatar a deputado distrital (cargo similar a vereador) no DF, não ganhou.
Após isso X lançou dois discos solo e grilou de vez com a música, hoje trabalha como zelador em um prédio.
Dos outros integrantes da banda (Bell (guitarra), Ritchie (bateria), Daniel (baixo) e DJ Marcelinho) apenas DJ Marcelinho ainda está envolvido profissionalmente com música, constantemente lança CD´s em que mistura techno/dance/música eletrônica com MPB.
Alguns anos atrás o Câmbio Negro iria tocar no Porão do Rock em Brasília, seria a volta triunfal da banda, mas na última hora X cancelou tudo, uma pena.
Baixe e curta os discos dessa banda, que estava à frente de seu tempo e acabou sendo `injustiçada` pelo seu pioneirismo.

Sub – Raça

http://rapidshare.com/files/67015657/C_mbio_Negro_-_Sub-Ra_a_SOLDADODORAP.BLOGSPOT.COM.rar.html

Diário de um feto

http://rapidshare.com/files/66863079/C_mbio_Negro_-_Di_rio_de_Um_Feto_SOLDADODORAP.BLOGSPOT.COM.rar.html

Câmbio Negro

http://rapidshare.com/files/63560425/C_mbio_Negro_-_C_mbio_Negro__2002_SOLDADODORAP.BLOGSPOT.COM.rar.html
Os links para o download dos álbuns foram retirados do blog Soldado Do Rap

5 comentários:

Unknown disse...

Excelente narrativa sobre a banda, parabéns! Infelizmente como foi dito no texto.. "A banda certa na hora errada", "que estava à frente de seu tempo e acabou sendo 'injustiçada` pelo seu pioneirismo"..
Mas Cambio Negro foi extremamente importante em minha formação como jovem criado na periferia de Brasília.. ao contrário de mtos outros grupos qe o criticavam.
Assisti a uma única palestra de X nos tmpos de escola e afirmo, suas palavras foram fundamentais nas escolhas qe fiz "nas antigas" com manos qe hj não podem ver onde cheguei por estarem presos ou mortos.. Tudo ficou no passado, trago somente as poucas boas lmbranças duma juventude cruel qe a periferia impõem! Eh isso ae, valeu X!

Unknown disse...

Câmbio Negro,sensacional!!!

Alexandre Rizzo disse...

Aqui no Brasil as pessoas se escondem atrás de estereótipos: tipo roqueiro, funkeiro, pagodeiro e o kct não apreciam a qualidade das músicas na essência, uma das melhores bandas que já existiram nesse país!!!!!!!!

poa_gordo disse...

Cambio Negro é muito bom.... por favor arruma os links q estão quebrados... abraço

poa_gordo disse...

Muito bom Cambio Negro.... se der pra arrumar o links...abraço