terça-feira, 10 de junho de 2008

Cavalera Conspiracy



Super grupo formado em 2007 pelos dois Cavalera Brothers, Marc Rizzo (Soulfly) e Joe Duplantier (Gojira), a banda já nasceu grande e é a principal aposta da Roadrunner para 2008, o disco de estréia foi gravado em julho de 2007 no Undercity Studios em Los Angeles, com a produção de Max e Logan Mader (ex- Machine Head, Soulfly, Mystress e mais uma pá de bandas),que também foi o engenheiro de som e está se firmando como produtor,Mader já havia trabalhado com Max na gravação que o Soulfly fez da música `The Beautiful People` (Marilyn Manson) para a revista inglesa Kerrang.
Foram gravadas 11 músicas e também um cover de `The Exorcist` do Possessed que será usado como B-Side, além de uma música original chamada `In Conspiracy`.
Como parte da sua estratégia de marketing para divulgar a banda no finalzinho de 2007 a Roadrunner fez um web site classudo e em janeiro de 2008 mandou Max e Iggor para a Europa para fazerem uma press tour, durante esta press tour um clip para a música `Sanctuary` foi gravado em Paris, pouco depois disso as músicas Inflikted (que é o nome do disco) e Sanctuary vazaram na web, e no finalzinho de janeiro o disco inteiro vazou, quase dois meses antes da sua data oficial de lançamento, 25/03.
Pelo talento e as credenciais dos músicos envolvidos eu esperava bem mais da banda, principalmente do Sr. Iggor Cavalera, que em nenhum momento demonstra a técnica estupenda que o fez ser reconhecido mundialmente como um dos melhores bateras de metal, Iggor se limitou a tocar estritamente o que as músicas pediam, o que não foi muito.........para quem já gravou clássicos absolutos como `Beneath the Remains` e `Arise`.
O disco não é ruim, longe disso, mas fiquei com aquela sensação mais ou menos assim: `Cavalera Conspiracy? É bom, mas....`
Confirmando as declarações de Max o disco realmente tem um pique e um direcionamento punk/hardcore, embora as inevitáveis percussões e toques de world music apareçam em algumas músicas, destaco as músicas `Inflikted`, `Sanctuary`, `Terrorize`, `Ultra Violent`, `Hex` e `Never Trust` (que tem a inacreditável linha ´never trust the emo kids` em sua letra!), que foram as que mais me agradaram.
Mantendo a tradição dos trabalhos do clã Cavalera há convidados no disco, Rex Brown (ex- Pantera, Down), gravou o baixo na faixa `Ultra Violent` e Ritchie Cavalera (vocal do Incite e enteado de Max) gravou vocais junto com Max em `Dark Ark.
Um ponto que se destaca são as letras, bem melhores do que qualquer coisa escrita por Max nos últimos discos do Soulfly, provavelmente os outros membros da banda colaboraram nas letras.
O logo do grupo foi criado por Iggor, inspirado no clássico logo do Black Flag, em uma entrevista Max disse que Iggor queria um logo que fosse simples e visualmente marcante, diferente dos ultra-rebuscados logos que a maioria das bandas usa hoje em dia.
Confirmando a moral da banda o Cavalera Conspiracy já está escalado para tocar em vários festivais de metal que acontecem no verão europeu, entre eles os tradicionalissímos With Full Force (Alemanha), Download (Inglaterra) e Graspop Metal Meeting (Bélgica).
A banda fez a sua estréia mundial no dia 30/05 no Eletric Weekend Festival, em Madrid, Espanha.
Como o Gojira está gravando o seu novo disco, Duplantier não poderá tocar com o Cavalera Conspiracy nos shows desse ano, para o seu lugar foi chamado o baixista Johny Chow (Fireball Ministry, Souls Of We).
Após os festivais europeus o CC irá fazer durante o mês de julho uma tour norte-americana juntamente com as bandas The Dillinger Escape Plan, Throwdown, Bury Your Dead e Incite, e em agosto irão participar do Ozzfest, que esse ano será apenas um mega show no Pizza Hut Park, Dallas.
Além do CC as outras atrações do palco principal serão o `dono do festival`, Metallica, Serj Tankian, HellYeah, Jonathan Davis, Shadows Fall, Apocalyptica, In This Moment e um super grupo com músicos de várias bandas chamado All Star Tribute to `Dimebag` Darrel Abbot.
O Cavalera Conspiracy irá encerrar o ciclo de shows desse ano com uma tour australiana, em setembro, abrindo para o Judas Priest
DOWNLOAD
BONUS TRACKS

Nenhum comentário: