terça-feira, 10 de junho de 2008

GUIND´ART 121 - ENTREVISTA


Fiz esta entrevista com o Daher mais ou menos um ano atrás, o plano era publicar ela em um zine impresso, mas por fatores de força maior ($$$$$$$$) não rolou, então vou publicar ela aqui no blog mesmo, algumas coisas citadas na entrevista já aconteceram, coloquei notas onde isso ocorreu.


Daher, muitas pessoas que curtem o grupo tem uma curiosidade acerca do nome, o que significa Guind´art 121?
Guind´art força , 121 assassina, assassinamos o lado negativo da sociedade, resumindo força assassina.
Qual é a formação atual do Guind´art 121?
Daher vocal, Heriko vocal, Dahanna vocal, Sorel vocal, DJ Paulinho , Handriel backing vocal.
Cd´s duplos são uma raridade no rap nacional, até onde eu sei ninguém em Brasília havia lançado um CD duplo até agora, o que levou vocês a optarem por este formato?
Porque tínhamos feito muitas musicas boas para um cd normal, então teríamos que jogar muitas musicas fora, então fizemos mais umas duas e lançamos duplo.
Como foi o processo de gravação do CD, quais foram as influências de vocês em termos de bases, timbres, etc?
Geralmente pegamos bases antigas gringas, dessa vez usamos também músicas nacionas e criamos estilos novos também.
Mas a influência sempre é de fora
Quem foram os produtores e em que estúdio o CD foi gravado?
Studio Gibe com o produtor Gibe e o G 121
E as participações especiais? Sem dúvida nenhuma o grande destaque é o M-3, dos Estados Unidos, como rolou esta participação deles no `Outra Cena`? Quem mais vocês convidaram para participar do CD dessa vez?
Quem fez o vocal feminino em `Rap que bate`?
No rap que bate chamamos a Juliana da Ceilândia , geralmente abrimos espaço para os grupos que estão no começo como o Razão Consciente, Azulão, Identidade, MT das ruas, quanto ao M3 o conhecemos no Hutus de 2003 fomos nos apresentar lá e conhecemos ele pessoalmente , e no lance do Coolio ele ajudou na negociação que não deu certo, aí rolou dele participar na musica `Vai ficar pequeno`, fizemos a base e mandamos via internet, ele mandou a voz e nós mixamos, a música hoje está entre as 10 mais pedidas da rádio105 FM de São Paulo e está quase fechado para ele vir no lançamento dia 14 de julho (N.do Ed: do ano passado) na Ceilândia.
Que idéia vcs quiseram passar com o título `Outra Cena`?
Outra cena na nossa opinião, para quem acompanha o nosso trabalho, é um CD totalmente diferente e evoluído ,então, outra cena
Como está sendo a repercussão do novo CD?
Em 11 anos de cd gravado nunca tivemos tanto elogio e boa aceitação em SP como estamos tendo com este
E os shows, estão tocando bastante? Estão com alguma data fora de Brasília marcada?
Sim, estamos com agenda cheia, tocamos dia 18 de maio em Arraias TO, dia 21de junho estaremos em Uberlândia MG , dia 13 de julho está quase fechado para tocar em Botucatu SP e estamos com um show pré agendado para outubro em Patos de Minas. (N.do Ed.2: do ano passado também)
Confira no www.discoveryg1.com.br
Vocês são um dos grupos de Brasília que mais tocaram aqui em Goiânia, o que vocês acham dos shows aqui? Tem algum que você destaca? Me lembro de um na Rap Mania em 98 que não cabia mais ninguém, lotação total!
Isso mesmo, pois sou goiano, o show que mais marcou foi o Araguaia show que tinha quase 10 mil pessoas em que a maioria esmagadora era para assistir o nosso show, teve a pecuária também que foi muito louco e em dezembro passado também fizemos um bom show para a torcida do Vila Nova e um no Parque Ateneu,muito bom.
Que músicas vocês tem que tocar em todos os shows, quais são as músicas do Guind´art 121 que a galera mais curte?
Já é o 7º cd então temos muitos sucessos consagrados como Emanoel, Volte Claudia , Deus é nosso pai, Periferia pede paz, Falo pelo dor, Anjo, O bom malandro, e agora O crime ,Vai ficar pequeno, e o grande sucesso , o hino `Á procura da paz`, essas tem que ser tocadas mesmo, se não a rapaziada chia! (risos)
Quais são os próximos planos do Guind´art 121?
Já estamos lançando o CD em todas cidades - satélite do DF, o novo clip já esta pronto, é da musica `O crime`, e o novo projeto é achar uma forma de não mais lançar CD, pois CD já faz parte do passado, mas como eu disse, é projeto.
Me conta aí como é que foi esta trajetória louca de vendedor/representante da Discovery a dono da gravadora?
Foi muito louca pois tudo que faço procuro fazer bem feito, pois sou goiano de rocha,comecei para vender o meu CD ,achei a gravadora muito fraca e fui à luta levando o meu CD e dos outros grupos para todo o Brasil, depois comecei a lançar meus grupos como o Liberdade Condicional ,e o próprio G 121, o antigo dono viu que iria ser engolido e resolveu passar essa bomba para minha pessoa! (Risos)
Como dono de gravadora você sente bem de perto a questão da pirataria, até que ponto isto realmente prejudica as vendas?
Acho que a pirataria atrapalha um pouco mas em relação ao CD, como já disse, na minha opinião é coisa do passado,
Daqui a um ano não vai mais existir, musica é evolução não podemos nos prender ao passado, tudo muda, tudo evolui, principalmente a musica, não será diferente, igual ao vinil que já era .
Quais são os próximos lançamentos da Discovery G1?
Ainda pretendo lançar MT das ruas, Pacificadores, Calibre 23, Entorno sul para o Brasil, Guind´art 121 Remix, Charme Discovery e 10 anos vol; 3.
Quais CD´s da Discovery G1 são os campeões de venda, os que não param de vender?
Álibi (1º CD), DJ jamaika (Utopia), G 121 (Livre Arbítrio), Cirurgia Moral (Respeito a quem merece), CxA (Ressureição),depende, se o grupo continua lançando CD bom alimenta a venda, se lança CD ruim para.
Quais são os grupos que estão na Discovery G1 atualmente?
G 121, Pacificadores, MT das ruas , Calibre 23, Radicalibres, mas a gravadora não contrata mais grupos, só se for muito interessante, aí compramos o tape, ou seja a matriz.
Alguns anos atrás você lançou o Tijolada Reggae, algum plano de lançar outra banda que não seja rap?
Não.
E a parada do show do Coolio? Já resolveu tudo?
Não, perdi todo o dinheiro, para alegria de poucos e tristeza de muitos, mas para mim foi o maior aprendizado da minha história, então não perdi, para o meu grupo foi muito bom, o exemplo taí, o M3, né não?
Aqui enverga mas não quebra!
Quem você destaca no nova geração do rap de Brasília?
Calibre 23 e Pacificadores
Espaço livre
Quando começamos muitos sorriram, hoje muitos choram.

Próximos shows do Guind´art 121

15/06 Aniversário de Taguatinga (DF) - Pça do Relógio - Gratuito

21/06 Franca (SP) Boate Contra Mão

11/07 Bom Jesus (PI) Club de Verão Quente

12/07 Redenção (PI) Centro Social da Gurguéia

Contatos: 0 (xx) 61 3488 - 1724/ 9246 - 6286/ 8422 - 1538

http://www.discoveryg1.com.br/

discovery.g1@uol.com.br

guindart@discoveryg1.com.br

Nenhum comentário: