sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Pantera - Vulgar Display of Power (1992) - Download

Após o sucesso do album `Cowboys From Hell`, e da tour feita para divulga-lo, o Pantera entrou direto no Pantego Sound Studio (Pantego, Texas) para gravar `Vulgar Display of Power`.
Da capa à produção o disco é um verdadeiro petardo, um retrato fiel de uma banda no seu auge criativo.
Nesse disco o Pantera incorporou uma enorme influência hardcore ao seu som, que aliada ao tom animal da guitarra nesse disco, à absurda performance na batera de Vinnie Paul, às ótimas letras e os agressivos e às vezes melódicos vocais de Phil Anselmo, e o discreto mas competetente baixo de Rex Brown, gerou um dos discos mais pesados de todos os tempos.
O disco é porrada atrás de porrada, com as semi baladas `This Love` (que música) e `Hollow` dando o necessário descanso entre uma pancadaria e outra.
`Vulgar Display of Power` foi o disco certo na hora certa, a gravadora Atco Records foi de uma competência ímpar na divulgação/promoção desse disco, descobriram um nicho no mercado e conseguiram transformar o Pantera em uma banda grande!
De um lado estava o famigerado grunge (eca!!) dominado o cenário musical pesado, de outro as bandas `glam` (eca também!!!) dando seus últimos suspiros em termos de vendas e criatividade, em meio a tudo isso uma imensa massa de fãs de som porrada que não queriam nem o grunge e nem o glam abraçaram o Pantera com gosto!
Com sua sonoridade ao mesmo tempo pesada e ritmada, `Vulgar Display of Power` deixou uma marca no metal que até hoje pode ser claramente vista/sentida, principalmente nas novas bandas norte-americanas, como Lamb of God, Shadows Fall e afins.
Muitos fãs e parte da crítica apontam `Vulgar Display of Power` como o melhor disco do Pantera, não concordo com essa opinião porque também gosto bastante do `Cowboys from Hell`, na dúvida fico com os dois!
Mas não há como negar que o `Vulgar...` é um puta disco!
Esse foi o 1º disco do Pantera que eu escutei, na época (1991/1992) Phil Anselmo e companhia começaram a aparecer em tudo que era revista de metal, fiquei bastante curioso porque a maioria absoluta dos comentários sobre a banda eram muito bons.
Mas como conseguir o som? Ninguém tinha.......... e discos importados eram um sonho distante!
Até que em um belo dia de 1992 uma amiga que estava namorando com um carinha `montado` ganhou um CD importado do `Vulgar`!
Foi uma festa, ela gravou o CD pra galera toda, acreditem ou não no comecinho dos anos 90 CD´s eram algo ainda um tanto quanto incomum, quase um artigo de luxo!
E pensar que hoje em dia quase não se vendem CD´s............
Viajei no som da banda, me identifiquei de cara, e depois que eu consegui o `Cowboys From Hell` virei fã mesmo!
Na época o Pantera virou mais ou menos uma `moda`, um monte de `playboys` começaram a escutar a banda ( e metal, consequentemente), e uma porrada de bandas reavaliaram e mudaram sua sonoridade por causa dos padrões estabelecidos pelo Pantera em `Vulgar Display of Power`, que foi determinante para os novos rumos do som pesado na época.
Até o visual do Pantera influenciou as bandas na época, grupos que usavam e abusavam de um fugurino mais `metal`, passaram a andar com um visual mais `street`.
Os 4 singles/vídeos do disco, `Mouth For War`, `This Love`, `Walk` e `Hollow` foram super bem tocados nas rádios especializadas e na MTV, o que levou o Pantera a patamares jamais imaginados pela banda.
Na real, a `manha` do Pantera nesse disco foi a famosa `gota pop` (auxiliada pela produção cristalina!), ou seja, mesmo nos momentos mais pesados e porrada, sempre tem um elemento, um `gancho`, que é, com perdão da palavra, `comercial, e torna a audição do disco agradável, mesmo para quem não é fã de metal.
Para divulgar esse disco o Pantera fez uma monstruosa tour mundial, que os elevou ao status de banda grande e ao improvável papel de `porta vozes de uma geração`, principalmente por causa das letras de Phil Anselmo, que realmente eram muito boas (na época), bem acima dos tópicos e assuntos usados pelas outras bandas `porrada` da época.
Depois dessa tour o Pantera sumiu e só reapareceu em 1994, com o `Far Beyond Driven`, que é um bom disco, mas muito abaixo do nível estabelecido por `Cowboys From Hell` e `Vulgar Display of Power`.
18 anos após seu lançamento `Vulgar` resistiu muito bem ao teste do tempo, é um clássico indiscutível do estilo, com uma produção impecável do sempre competente Terry Date (com o auxílio de Vinnie Paul) e uma execução instrumental praticamente perfeita por parte do Pantera.
Infelizmente depois desse disco o Pantera só foi ladeira abaixo, até chegar à separação da banda, à baixaria através da imprensa entre os irmão Abbot e Phil Anselmo, e ao trágico assassinato de `Dimebag` Darrel, um triste fim para uma grande banda.
Curiosidades: A primeira coisa que chama atenção nesse disco é a capa, um banger tomando uma puta porrada na cara!
Existem toneladas de versões sobre a produção dessa capa, mas em uma matéria publicada pela ótima metal mag norte americana `Revolver` em março de 2004 a verdade foi finalmente revelada: O Pantera queria uma capa agressiva para `casar` com a sonoridade do disco, a gravadora mandou para eles várias fotos `violentas` de lutas de boxe (uma das paixões de Mr.Anselmo), das quais eles não gostaram porque queriam uma coisa mais realista, tipo violência urbana.
Então o fotógrafo Brad Guice e o diretor de arte Bob Defrin tiveram a idéia da capa, arranjaram um fã do Pantera e combinaram de lhe pagar U$ 10,00 por foto (ou porrada!), somente a 30º (!!!!!!!!) foto satisfez Guice e Defrin!
O infeliz tomou 30 socos, mas recebeu U$ 300,00 e foi imortalizado na capa do `Vulgar Display of Power`!
Em 1995 ele se encontrou com o Pantera em um show deles e foi tratado como um convidado de honra!
Foi nessa tour que Darrel Abbot resolveu trocar seu nome artístico de `Diamond` Darrel para `Dimebag Darrel`, para não ficar atrás o baixista `Rexx Rocker` também mudou seu stage name para o seu nome de batismo, Rex Brown, que ficou bem melhor!
As músicas `Rise`, `Regular People (Conceit)` e `Mouth for War` foram usadas (no formato MIDI) na trilha do famoso game `Doom` (que eu adoro, vou postar ele aqui!), alguns anos depois `This Love` foi usada na trilha de `Doom II: Hell on Earth`.
A expressão `Vulgar Display of Power` foi tirada do mega clássico filme `O Exorcista`, de uma cena em que o padre Karras desafia Regan/o tinhoso a se libertar das amarras da cama e recebe como resposta `that´s much too vulgar a display of power`!
Com certeza o título saiu da cabeça do Anselmo, ele é viciado em filmes de terror.
Baixe!
1- Mouth For War
2- A New Level
3 - Walk
4 - Fucking Hostile
5 - This Love
6 - Rise
7 - No Good (Attack The Radical)
8 - Live In A Hole
9 - Regular People (Conceit)
10 - By Demons Be Driven
11 - Hollow

DOWNLOAD

http://rapidshare.com/files/26019016/Pantera_-_1992_-_Vulgar_Display_Of_Power.rar

PANTERA - THIS LOVE

PANTERA - MOUTH FOR WAR

PANTERA - WALK (LIVE IN ARGENTINA ´98)

PANTERA - HOLLOW (DIMEBAG TRIBUTE)











Um comentário: