terça-feira, 23 de setembro de 2008

RxDxP - Download Duplo - Brasil (1989) e Anarkophobia (1991)


Meus dois discos preferidos do RDP!
Brasil, lançado em 1989, foi um passo decisivo na carreira internacional da banda, gravado em Berlin (na época ainda na Alemanha Ocidental) com a produção de Harris Johns, ex-baixista do Exumer) o disco trouxe um RDP totalmente inserido no contexto `crossover` do underground da época, não devendo nada a nenhuma banda européia ou norte-americana do gênero.
Esse disco só tem `crássicos`, `Aids, Pop, Repressão`, `Plano Furado 2`, `Beber até morrer`, `Farsa Nacionalista` e mais uma porrada de músicas fodas estão sempre no set list de praticamente todos os shows do RDP.
Muitos consideram este o melhor trabalho do Ratos De Porão, inclusive o próprio Gordo já declarou que `das porcarias que nós fizemos Brasil foi a melhor`.
A capa desse disco é um capítulo à parte, o artista (o Laerte ou o Marcati, não lembro qual dos dois agora) acertou na veia com essa arte, o desenho ficou perfeito, um autêntico `anti cartão postal` do Brasil!
Foi com esse disco que o RDP passou a fazer as famosas turnês `pedreira` pela Europa, esse disco é um clássico do underground nacional!
Ano passado o Ratos fez alguns shows tocando `Brasil`e `Crucificados Pelo Sistema` na íntegra, não tive oportunidade de ir em nenhum desses shows, mas amigos que foram me garantiram que o trem foi doido!
Anarkophobia, lançado após muitos shows do `Brasil` trouxe um RDP totalmente influenciado pelo Thrash Metal, que estava no auge na época.
Este é um trabalho bem diferente na carreira do RDP, com músicas longas e super trabalhadas, algumas até com trechos acústicos (!!!!), muita gente não suporta, mas eu adoro esse disco.
Em Anarkophobia Gordo escreveu algumas das melhores letras do RDP e conseguiu a proeza de se fazer entender perfeitamente debaixo de uma porradaria muito bem tocada, uma ótima performance vocal, que nunca mais foi repetida.
Infelizmente esse disco é meio que `renegado` pela banda, eles mesmo já disseram que enjoaram das músicas longas e trabalhadas do disco e na própria tour do disco já quase não as tocavam.
Até onde eu sei a única música de Anarkophobia que eles ainda tocam ao vivo é `Sofrer`, que se tornou mais um `crássico` na carreira deles e eu adoro!
Ambos os discos tiveram versões em `inglês` gravadas, que valem mais pela curiosidade, só sendo recomendados para fanáticos pelo RDP, como eu!
Taí, dose dupla de RDP para vcs, baixem!

DOWNLOAD


DOWNLOAD
RATOS DE PORÃO - AIDS POP REPRESSÃO/BEBER ATÉ MORRER
RATOS DE PORÃO - MORTE AO REI/ANARKOPHOBIA/MAD SOCIETY
RATOS DE PORÃO - MORRER/SOFRER



Um comentário:

Mario Renato Saldaña Gomez disse...

Os links caducarao, se voce pudese subir denovo, me manda um mail cuando ja tiverem subido, valeu tava procurando o anarkophobia em portuguez faz tempo, so encontrava en ingles.