segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O Procurado

O Procurado (Wanted, E.U.A/Alemanha, 2008, Universal Pictures)

Direção:Timur Bekmambetov
Roteiro:Derek Hass, Michael Brandt, Chris Morgan, baseado na HQ de Mark Millar e J.G. Jones
Elenco:James McAvoy, Angelina Jolie, Morgan Freeman, Common, Terence Stamp, Thomas Kretschmann

Obra prima! Louco, ousado, diferente, o melhor filme que eu vi esse ano!
Levemente baseado na HQ `Wanted`, uma mini-série em 3 partes de Mark Millar e do desenhista J.G.Jones, `O Procurado` com toda certeza será o filme ao qual todos os filmes de ação lançados nos próximos anos serão comparados, esse filme simplesmente redefiniu o modo de se fazer e assistir filmes de ação.
A direção do russo Timur Bekmambetov (Guardiões da Noite e Guardiões do Dia, os dois maiores sucessos da história do cinema russo) é muito criativa e inovadora, ele conseguiu obter alguns ângulos bastante inusitados de câmera e também conseguiu fazer algo realmente interessante com o super usado efeito `bullet time`, e além disso trouxe toda uma estética bem diferente do `padrão hollywoodiano`, um olhar diferente sobre o modo de se fazer um filme, o modo como ele dirige as cenas é bem diferente do que nós ocidentais somos acostumados a ver, o que é sempre bom.
Os efeitos especiais são um capítulo à parte, totalmente inovadores e bastante convincentes, palmas para a equipe responsável por eles!
A trama traz a história da Fraternidade, uma organização de tecelões que desde a Idade Média vem eliminando pessoas que possam vir a ser uma ameaça para a humanidade, os nomes dessas pessoas são gerados por um tear (!!!), e tudo ia bem até um membro da Fraternidade descobrir a verdade por trás dos nomes indicados pelo tear e abandonar a organização, que passa a persegui-lo e também a tentar cooptar seu filho para as fileiras da Fraternidade, não posso falar mais que isso senão eu estrago a surpresa para quem vai ao cinema, só vou falar mais uma coisa, nesse filme nada é o que parece!
O elenco principal dá um show de interpretação, especialmente Morgan Freeman e Angelina Jolie (!!!!), que nesse filme é a personificação da expressão `colírio para os olhos`!
O ator James McAvoy, também está bem na papel do azarado Wesley Gibson, a caracterização de Wesley como um autêntico `loser` já é antológica, com destaque total para as duas seqüências de explosão emocional no escritório em que ele trabalha, na primeira o diretor conseguiu um efeito bastante inusitado usando um teclado de computador, em uma seqüência digna de HQ´s (que afinal é de onde `O Procurado` veio), e na segunda Wesley vinga todos trabalhadores do mundo que já tiveram um chefe `carrasco`!
Quero destacar também a sequência do ataque final à fortaleza da Fraternidade, em que a ação se inicia com um escatológico ataque usando.....ratos(!!!!) e o que se segue é uma verdadeira carnificina, mostrando que o diretor russo e o estúdio não se renderam à atual `moda` de não pesar a mão em adaptações de HQ por causa de uma eventual classificação etária muito alta.
A última seqüência do filme é um verdadeiro show/aula de ângulos de câmera e efeitos especiais.
Por último, vale ser destacada também a seqüência do treinamento de Wesly Gibson, os roteiristas realmente acertaram na mosca ao escrever essa parte do filme.
E que final!
Não posso esperar pela inevitável seqüência.
Assista no cinema, nota 10!




TRAILER


Nenhum comentário: