terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Reino Proibido

O Reino Proibido (The Forbidden Kingdom, E.U.A, 2008, Lionsgate, The Weinstein Company)

Diretor: Rob Minkof
Roteiro: John Fusco
Produtor: Casey Silver
Elenco: Jet Li, Jackie Chan, Michael Angarano, Collin Chou, Yifei Liu, Li Bing Bing

Um dos lançamentos mais esperados do ano (pelo menos entre os `viciados` em filmes de artes marciais) `Reino Proibido` é um bom filme, embora tenha sérios problemas de roteiro e narrativa, que não chegam a `matar` o filme, mas comprometem o resultado final.
O tão esperado filme em que Jet Li e Jackie Chan finalmente atuariam juntos traz uma trama baseada na tradicional lenda Chinesa do Rei Macaco (Sun Wukong) que é parte do clássico livro Chinês `Jornada ao Oeste`, logicamente a lenda foi adaptada para os padrões ocidentais, já que apesar de ter sido quase completamente rodado na China o filme é uma produção 100% norte-americana.
A trama do filme conta a história de Jason Tripitikas, um autêntico nerd obcecado por filmes de ação orientais, como todo bom nerd Jason é perseguido pelos valentões do bairro em que mora e só encontra paz em seu mundo povoado por toda sorte de parafernálias do universo de filmes de Kung Fu.
O começo do filme é bem previsível mas nos leva ao ponto em que Jason tem contato com um bastão `bo` milenar que realiza o sonho de 10 entre 10 aficcionados por Kung Fu, ser transportado para a China antiga e conviver com os legendários mestres!
A partir daí o filme entra em um ritmo bem divertido com várias cenas engraçadas e muita ação.
Como não poderia deixar de ser em um filme com Jackie Chan e Jet Li o grande destaque do filme são as seqüências de luta, magistralmente coreografadas por Yuen Woon-Ping (Kill Bill, Matrix), que prova mais uma vez o seu talento, principalmente na ultra aguardada luta entre Chan e Li, que é um dos melhores momentos do filme.
Os atores principais estão bem em seus papéis, Michael Angarano interpreta convicentemente o jovem Jason, mas é a gatinha chinesa Yifei Liu que dá um show como a Pardal Dourado, uma jovem que busca vingança pelo assassinato de sua família causado pelas tropas do maléfico imperador Senhor da Guerra de Jade.
Chan e Li estão bem à vontade em seus papéis, que não diferem muito do que eles sempre fizeram, Chan como sempre está bem engraçado no seu papel de Lu Yan, um malandrão sempre bêbado de vinho (adorei esse detalhe!!!) que faz todos acreditarem que ele realmente é um `imortal`.
Por sua vez, Li faz mais uma vez o papel do sujeito introspectivo que se revela uma `máquina de dar porrada`.
Os vilões parecem terem sido diretamente retirados de algum game ou seriado oriental principalmente a Bruxa!
O filme é bem engraçado, embora o clima pese em alguns momentos o diretor e os produtores optaram por um clima leve e divertido para o filme, inclusive com um final totalmente clichê, mas que funciona muito bem no contexto geral do filme.
No geral `Reino Proibido` é um bom filme, nada demais, apenas divertimento garantido para a tarde de um dia qualquer, se não tiver nenhuma opção melhor assista.



TRAILER


















Nenhum comentário: