Já existia uma galera em várias partes do Brasil, principalmente em São Paulo, cantando rap, grafitando e dançando break, mas os grupos que entraram nessas duas coletâneas foram os primeiros a chegarem ao vinil, e são representantes legítimos do que era o rap nacional na época.
O que é interessante nessas duas coletâneas são as diferenças `ideológicas` dos grupos presentes nelas, enquanto a Cultura de Rua (da gravadora Eldorado) trouxe grupos que tinham uma abordagem mais `realista` em seu trabalho, a Som das Ruas ( da equipe de som Chic Show em parceria com a gravadora Kaskatas) apresentava grupos com uma temática mais `povão`, e esse era exatamente o dilema que o rap nacional tinha em seu começo.
Curiosamente os grupos das duas coletâneas (e os produtores também) travaram uma verdadeira `guerra` através da imprensa, com cada um falando que a sua coletânea `era a verdadeira`, num bate boca que prova que as discórdias e quebra paus dos dias de hoje não são novidade nenhuma, o barato é assim desde o começo.
20 anos depois, é curioso ver quem das duas coletâneas vingou e desenvolveu um trabalho e quem ficou para trás.
Sonoramente todas as duas coletâneas soam totalmente datadas nos dias de hoje, mas na época fizeram muito bem o seu papel de serem os `cartões de visita` de todo um movimento.
Comecei a ouvir rap mais ou menos nessa época, cheguei a ter uma cópia em vinil do `Cultura de Rua` , que estupidamente troquei em um sebo, nunca mais vi outra cópia desse disco, quem tem, tem, e não empresta, não vende, não faz negócio.
O disco é uma raridade total, pega R$ 100,00 brincando em sebos especializados.
Na mesma época conheci o `Som das Ruas` também, mas nunca nem vi um vinil dele, tinha as músicas em fitas cassete compradas em camelôs, as famosas `fitinhas`!
3- Centro da Cidade (Mc Jack)
4- O Credo (O Credo)
5- Deus A Visão Cega (O Credo)
6- Homens Da Lei (Thaide & Dj Hum)
7- Gritos Do Silêncio
8- Calafrio (Melô Do Terror)
9- A Minha Banana (Mc Jack)
10- Vício (Mc Jack)
11- Cidade Maldita (Mc Jack)1
2- Loucura (Codigo 13)
13- Teu Negócio É Grana (Código 13)
14- A Garota Da Casa (Código 13)
DOWNLOAD
http://rapidshare.com/files/43330486/HIP_HOP_CULTURA_DE_RUA.rar.html
OU
http://www.megaupload.com/pt/?d=HCZE76O8
OU
http://www.megaupload.com/pt/?d=HCZE76O8
Sem querer - Catito
Melô da lagartixa - Ndee Rap
Melô da Chic - Mister
Rap love - De Repent
Rap de arromba - Ndee Rap
Foi bom - Sampa Crew
Pega ladrão - De Repent
Check my mix - DJ Cuca
Rap no francês - Dee Mau
DOWNLOAD
THAÍDE & DJ HUM - CORPO FECHADO
OS METRALHAS - RAP DA ABOLIÇÃO
Obs: O Cultura de Rua é relativamente fácil de ser achado na Web, mas o Som das Ruas deu trabalho, só achei ele em um blog chamado `Porém, Ah, Porém` http://cassionei.blogspot.com/
vale a pena visitar esse blog, tem muita coisa de Black Music lá!
2 comentários:
Bom absurdo, já está baixado, he,he,he...
Aí é raridade menino!!!!
Aliás, lembra da história da publicação? Sobre o hip-hop de Goiânia. Que tal desenvolver um texto para inserirmos no livro.
mano muito massa esse album o som das ruas bons tempos que não voltam mais isso sim que é musica
Postar um comentário