domingo, 15 de fevereiro de 2009

Australia (Australia, E.U.A, Australia, 2008)

Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann, Ronald Harwood, Stuart Beattie, Richard Flanagan.
Produção: Baz Lurhmann, Catherine Knapman, G. Mac Brown
Elenco: Nicole Kidman, Hugh Jackman, David Wenham, Bryan Brown, Essie Davis, Jack Tohmpson, Brandon Walters

Gostei bastante do filme, um bom looonga metragem, não consegui entender o porque do verdadeiro `massacre` que as imprensas norte-americana e brasileira estão fazendo com esse filme.
Austrália é antes de tudo um épico, com uma duração de quase 3hs e elementos de drama, ação, romance, e também vários momentos de humor.
O filme conta a história de Sarah Ashley, uma aristocrata inglesa que vai para a Austrália por causa de sua desconfiança que seu marido, que tem uma fazenda lá, está `pulando a cerca` com as nativas.
Um amigo de seu marido, o Capataz, é quem a leva até a fazenda, situada no `outback` o interior desértico da Austrália.

Chegando lá ela descobre que seu marido acabou de ser assassinado, e, relutantemente assume a fazenda, o que ocasiona ótimas seqüências em que os choques culturais dão a tônica.
Os acontecimentos levam ela a contratar o Capataz para levar seu gado até o porto de Darwin para ser vendido, a viagem é um dos pontos altos do filme, e como não poderia deixar de ser Sarah e o Capataz se apaixonam durante ela.
O que nos leva à segunda parte do filme, da qual não vou falar muito, basta falar que ela se passa durante a 2º guerra, quando a Austrália foi pesadamente atacada pelos japoneses.

A fotografia do filme, que aproveitou as belíssimas paisagens australianas, é impecável, me deixou de boca aberta, mesmo tendo um interesse enorme pela Austrália e tendo lido vários livros sobre o país é sempre surpreendente ver o tanto que as belezas naturais do país são magníficas!
A cultura Aborígene tem um bom espaço no filme, que tem uma fortíssima mensagem anti racismo, o que eu sempre apoio entusiasticamente!
Um dos principais destaques do filme é o garotinho Brandon Walters, que no papel do pequeno Nullah, rouba a cena em vários momentos.
Não caia no conto da crítica especializada, Austrália é um bom filme, assista no cinema!

TRAILER

















Nenhum comentário: