quinta-feira, 9 de abril de 2009

Watchmen (Watchmen, E.U.A, 2009)


Estúdio: Warner Bros.
Direção: Zack Snyder
Roteiro: David Hayter, Alex Tse
Produção: Lawrence Gordon, Deborah Snyder, Lloyd Levin, Herb Gains
Elenco: Carla Gugino, Patrick Wilson, Malin Akerman, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Jackie Earle Haley, Matthew Goode, Matt Frewer, Danny Woodburn, Stephen McHattie.


Bom filme, esperava mais de `Watchmen` mas sou o 1º a reconhecer que é virtualmente impossível ser feita uma adaptação cinematográfica 100% fiel à HQ, principalmente por causa da complexidade da história, repleta de tramas, sub tramas, e citações filosóficas, metafísicas, existenciais e mitológicas.
Talvez a obra pudesse ser adaptada em sua totalidade em um filme de 4 ou 5 horas, o que chegou a ser cogitado, mas isso seria inviável do ponto de vista comercial, e na fria lógica dos executivos dos estúdios de Hollywood isso sempre é um fator decisivo.
Dentro do possível o filme de Zack Snyder é fiel à seminal obra de Alan Moore e Dave Gibbons, alguns elementos da história foram ligeiramente alterados ou suprimidos, e algumas partes do final não são exatamente iguais à HQ, mas isso não chega a `estragar` o filme.



Mas se por um lado algumas alterações foram feitas, por outro lado várias, muitas, seqüências são adaptações ipsis literis de seqüências da HQ original, o que é uma verdadeira `festa` para os fãs!
Tecnicamente o filme é impecável, com um maravilhoso trabalho de fotografia e figurinos, principalmente os uniformes dos Minutemen, que de tão coloridos nos fazem ver o tanto que seria espalhafatoso nossos adorados super-heróis com seus trajes extravagantes no mundo real.
Os efeitos especiais, principalmente os relacionados ao Dr. Manhattan são um show à parte, magníficos!
Para o desespero dos fãs, nos quais me incluo, ` Contos do Cargueiro Negro` e `Sob o Capuz`, respectivamente uma HQ e um livro que são partes importantíssimas de `Watchmen`, não tem destaque no filme, apenas `Sob o Capuz` é citado algumas poucas vezes.Um pouco após o lançamento do filme, em 24/03, o DVD/Blu Ray Watchmen: Tales of the Black Freighter and Under the Hood foi lançado, `Contos do Cargueiro Negro` é um desenho animado, com narração de Gerard Butler (This is Sparta!!!!!) e `Sob o Capuz` é um misto de filme e CGI, com a participação dos atores de `Watchmen`



Uma das coisas que chama bastante a atenção de fãs da HQ original são as cenas de ação, que não são tão freqüentes na HQ, e com certeza foram feitas para atrair um público que não conhece a obra original mas gosta de filmes de ação.
Quem não tiver ao menos alguma noção sobre `Watchmen` corre o risco de não entender nada do filme.
Merece destaque também a ótima trilha sonora do filme, especialmente na seqüência final quando Rorschach e o Coruja vão à Antárdida, ao som de `All Along the Watchtower`, imortalizada na interpretação do Jimi Hendrix Experience!
Se você é fã da HQ original vá ao cinema assistir `Watchmen`, ao menos um pouco você irá gostar!




TRAILER
Tales of the Black Freighter Official Trailer






Nenhum comentário: