sábado, 18 de abril de 2009

Presságio (Knowing, E.U.A, 2009)

Direção: Alex Proyas
Roteiro: Ryne Douglas Pearson, Juliet Snowden
Produção: Todd Black, Jason Bluementhal, Alex Proyas, Steve Tisch
Estúdio: Paris Filmes
Elenco: Nicolas Cage, Rose Byrne, Chandler Canterbury, D.G. Maloney, Lara Robinson, Nadia Townsend, Alan Hopgood, Adrienne Pickering, Joshua Long, Danielle Carter

Excelente! O primeiro filmaço do ano, com um enredo inteligente, inovador, e inquietante, `Presságio` se dá ao luxo de ser `diferente` em uma época de tanta mesmice.
Há mais ou menos 1 ano Hollywwod vem batendo na tecla `ecologia`, lançando filmes e mais filmes com tramas que abordam os efeitos da agressão que os seres humanos vem fazendo à Terra, mas só agora, com `Presságio`, um filme com essa temática finalmente `acertou no alvo`!
A trama, inteligente, de `Presságio` começa nos aparentemente inocentes anos 50, com um grupo de crianças em uma escola colocando desenhos e outras coisas em uma cápsula do tempo que só será aberta em 2009, mas uma das crianças não está desenhando naves espaciais ou robôs, e sim fazendo uma macabra, e aparentemente infindável, seqüência de números!
Corte para 2009, a cápsula é aberta e os papéis são entregues às crianças que hoje estudam na mesma escola do começo do filme, a seqüência de números é entregue ao filho de John Koestler, renomado astrofísico do M.I.T, que intrigado com os números começa a pesquisa-los (tomando generosas doses de whisky!) e descobre o segredo que eles escondem, o que desencandeia todos os acontecimentos do filme.
Apesar do bom roteiro do filme, cinéfilos inveterados `matam` na hora o final do filme quando fica claro que a garotinha Abby, como o filho de John, também escuta as vozes dos `sussurrantes`.
Apesar disso `Presságio` surpreende e ousa com seu final, ao contrário de outras produções do gênero, os extraterrestres/entes sobrenaturais não se comovem com as tão faladas `dignidade e grandeza` humanas e levam seu plano até o final.
Acho que falei demais............
`Presságio` começa como um típico filme de terror, se transforma em um filme de `conspiração`, catástrofe, drama, e um pouquinho de ação, e em sua parte final se torna ficção científica do mais alto nível, de quantos filmes recentes isso pode ser dito?
Destaco a fotografia, sombria e opressiva, e os ótimos efeitos especiais das seqüências de desastre, que de tão realistas dão a impressão de que tudo aquilo está realmente acontecendo.
E para fechar tudo com chave de ouro, o filme ainda traz a `redenção` de Nicholas Cage como ator, vide as autênticas bombas em que ele atuou nos últimos anos.
Uma pergunta: `Eram os deuses astronautas? `
Assista no cinema!


TRAILER



Nenhum comentário: