sexta-feira, 3 de abril de 2009

Megadeth – Rust in Peace (1990) – Download

Em 1987 as coisas não estavam nada bem no Megadeth, brigas e mais brigas, entre eles e de Mustaine com o produtor Paul Lani, durante as gravações de `So Far, So Good...So What!`, assolavam a banda.
As coisas chegaram em um ponto tão baixo que Mustaine despediu Lani , que insistia em gravar o chimbal separado da bateria (??!!!!??), entre outras `inovações`.
A demissão de Lani aconteceu durante o processo de mixagem do disco, e o veterano produtor Michael Wagener foi chamado para acalmar os ânimos e remixar o disco.
`So Far, So Good...So What!` foi lançado em janeiro de 1988 e foi muito bem recebido pelo público e pela crítica especializada, mas quando chegou a hora de ir para a estrada divulgar o disco o tempo fechou, feio!
Mustaine estava no auge da sua dependência de `tudo`, e os problemas entre ele e os outros membros da banda eram enormes e constantes.
Após bem sucedidas tours com Dio e Iron Maiden, o Megadeth foi escalado para tocar no tradicionalíssimo Castle Donnington Monsters of Rock (Inglaterra) ao lado de Kiss (ui!), Iron Maiden, Helloween, Dave Lee Roth (ui, ui!) e Guns´n´ Roses (ui,ui, ui!), esta edição do festival teve um público excepcional, mas infelizmente aconteceram duas mortes por pisoteamento durante o show do Guns.
Na Europa o Monsters of Rock era um festival itinerante, começava na Inglaterra e seguia por alguns outros países do continente , como deu um ótimo show na versão inglesa do Monsters o Megadeth foi convidado para fazer a tour européia do mesmo, mas após o 1º show da tour o Megadeth abandonou o barco, por causa de seus gravíssimos problemas internos.
Sem mais delongas Mustaine despediu o batera Chuck Beller e o guitarrista Jeff Young, o primeiro por, segundo Mustaine, `não saber tocar` e o segundo por n razões diferentes.
Com a demissão de metade da banda o Megadeth foi forçado a encerrar a tour de `So Far, So Good....So What!` e começar o tedioso processo de escolher novos membros para a banda.
Para completar a baixaria Mustaine foi preso por dirigir bêbado e por posse de narcóticos após bater em um carro que estava estacionado, o motorista do carro estacionado era nada menos que um policial civil, e ele estava dentro do carro na hora da batida!
Mustaine quase foi `pra tranca` mas conseguiu um acordo para se tratar em uma clínica de reabilitação em vez de ir pra prisão, com testes de sangue regulares, acompanhamento psicológico e outras `cositas mas`.
Nick Menza, baterista, já estava de sobre aviso, inclusive já estava viajando com a banda durante a malfadada tour de `So Far, So Good...So What!`, como roadie de Behler, mas na real estava aprendendo as músicas `in loco`!
Para o posto de guitarrista o negócio estava um pouco mais complicado, Mustaine chamou para testes Erik Meyer, do Dark Angel, que já havia sido convidado para entrar no Megadeth antes e na ocasião declinou o convite, o que ele fez novamente.
Mustaine também tentou a sorte com Lee Althus, do Heathen, que chegou a fazer audições com o Megadeth mas não foi aprovado.
Diante disso Mustaine entrou em contato com o guitarrista de uma então pequena e desconhecida banda do Texas.....o Pantera!
Dimebag (na época Diamond) Darrel fez um teste com o Megadeth, agradou bastante a banda e foi convidado para entrar no grupo, mas aí apareceu um problema, ele só entraria se seu irmão, Vinnie Paul, entrasse junto com ele para ser o baterista do Megadeth.
Como Menza já estava oficializado como o novo batera do Megadeth , Mustaine disse não e a história parou por aí.
Após muita procura um dos managers do Megadeth falou de Marty Friedman (que era bastante conhecido na época por seu trabalho no Cacophony ) para Mustaine, que ao ver uma foto de Friedman não foi com a cara dele e não quis nem mesmo testa-lo, mas com muita insistência por parte dos empresários audições foram feitas e Friedman entrou na banda, após passar por um `curso de metal` administrado por Mustaine!
Sem perder tempo, e com Mustaine sóbrio pela primeira vez em 10 anos, o Megadeth entrou no Rumbo Studios em março de 1990 para gravar sua obra prima `Rust in Peace`!
O produtor Mike Clink co-produziu o disco juntamente com a banda (leia-se Mustaine!) e foi o primeiro produtor a conseguir gravar um disco do Megadeth do começo ao fim sem ser despedido!
Essa formação do Megadeth era espetacular, autênticos virtuoses em seus instrumentos, mas sem `viagens` desnecessárias, as músicas que eles compuseram para `Rust in Peace` eram extremamente técnicas, e ao mesmo tempo pesadas e diretas.
Os temas das letras de Mustaine nesse álbum foram: guerra (que surpresa!), críticas políticas/sociais e uma inusitada preocupação com questões ecológicas.
Lançado em 24/09 de 1990 `Rust in Peace` caiu como uma bomba entre o público e a mídia especializada, um verdadeiro estouro que vendeu como água no deserto, inclusive entrando na tradicional parada da Billboard na 23º posição!
Já vi várias vezes em revistas de metal estrangeiras artigos citando `Rust in Peace` como `Thrash Metal elevado ao estado de arte` e o negócio é por aí mesmo, esse disco tem uma musicalidade e um nível técnico absurdo, já nasceu clássico!
Os singles do disco foram `Holy Wars....The Punishment Due` e `Hangar 18`, dois dos maiores clássicos do Megadeth!
Ainda em setembro o Megadeth se juntou ao Slayer, Testament e Suicidal Tendencies para a `Clash of The Titans` tour na Europa, na qual para variar Mustaine brigou com praticamente todas as outras bandas, inclusive quase chegando `às vias de fato` com Mike Muir do ST!
Após a `Clash of the Titans` o Megadeth passou a abrir os shows do Judas Priest, que estava divulgando o disco `Painkiller`, cuja tour durou o resto do ano.
Em janeiro de 1991 o Megadeth fez a sua estréia em solo tupiniquim, no histórico Rock In Rio 2, diante de uma turba ensandecida de 140.000 pessoas, no mesmo dia dos shows de Lobão (diz a lenda que o pau quebrou entre as equipes de Lobão e do Megadeth, inclusive com Lobão dando uma porrada em Mustaine), Sepultura, Queensryche, Judas Priest e outros .
Após esse show o Megadeth fez a `perna` estadunidense da `Clash of The Titans` dessa vez com o Slayer, Anthrax, e Alice in Chains (eca!).
Do mesmo jeito que aconteceu na Europa, a parte norte-americana da `Clash of The Titans` também teve vários e vários `disse me disse` entre Mustaine e as outras bandas.
Após isso o Megadeth fez a sua própria tour norte-americana e européia para divulgar `Rust in Peace`.
Esse foi o disco que realmente transformou o Megadeth em uma banda grande, o ponto de virada na carreira (epa!) deles.
A formação Mustaine/Ellefson/Friedman/Menza ainda lançou os ótimos `Countdown to Extinction` (1992) e `Youthanasia`(1994), mas com `Cryptic Writings` (1997) o Megadeth começou a flertar descaradamente com o pop, ao que tudo indica por causa de Marty Friedman .
Durante a tour de `Cryptic Writings` Nick Menza saiu ou foi despedido do Megadeth (existem várias versões para o episódio) em uma parada muito mal explicada, e foi substituído pelo `pau pra toda obra` Jimmy DeGrasso.
Mas isso já é outra história!
Baixe `Rust in Peace` e viaje em um dos melhores discos de metal da história do estilo!


DOWNLOAD
MEGADETH - HOLY WARS....THE PUNISHMENT DUE
MEGADETH - HANGAR 18
MEGADETH - DAWN PATROL