sábado, 18 de abril de 2009

The Spirit - O Filme (The Spirit, E.U.A, 2008)

Direção: Frank Miller
Roteiro: Frank Miller
Produção: Michael E. Uslan, Gigi Pritzker, Deborah Del Prete
Estúdio: Columbia Pictures
Elenco: Gabriel Macht, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Eva Mendes, Jaime King, Paz Vega, Sarah Paulson, Stana Katic, Johnny Simmons, Dan Lauria

Estou indeciso, uma parte de mim, o cinéfilo, quer gritar: esse filme é uma m....!; e outra parte de mim, o fã do Miller, fica falando: calma, esse foi o 1º filme que o Miller dirigiu sozinho, dá um desconto pro cara!
Na real, até agora não sei se gostei ou não do filme, ele é bastante diferente de quase tudo que está rolando hoje em dia, o que é sempre louvável, mas no caso do `Spirit`, esse `diferente` é um diferente esquisito.
Miller optou por revisitar a estética visual de `Sin City` que ele e Robert Rodiguez criaram em `Sin City`, e isso acabou sendo um dos destaques de `Spirit`, a fotografia é simplesmente sensacional, especialmente nas cenas que mostram a paisagem de Central City.
Mas se a fotografia é primorosa, o roteiro é confuso ao extremo, totalmente non-sense.
Não tenho um conhecimento enciclopédico da mitologia do Spirit, mas a conheço razoavelmente bem.
E é aí que está um dos maiores problemas do filme, Miller descaracterizou o universo criado por Will Eisner, o que é lamentável, visto que os 2 eram amigos.....
Ao contrário da maioria absoluta dos diretores de cinema, que começam suas carreiras com curtas-metragens e/ou filmes de baixo orçamento, Miller foi jogado direto no `olho do furacão`, em uma multi-milionária produção Hollywoodiana, o resultado final era uma `tragédia` mais ou menos anunciada.
O que eu realmente gostei no filme foi o selecionadíssimo elenco feminino, com várias beldades magnificamente capitaneadas pela maravilhosa, sensual, curvilínea, voluptuosa, primeira e única Eva Mendes!
¡Muy hermosa!
As cenas de ação, apesar dos `exageros`, também merecem destaque, e é só isso que eu tenho para falar sobre o filme.
Ao contrário de muita gente, ainda não considero o Miller carta fora do baralho, mas tá difícil.........
Não foi dessa vez, quem sabe no próximo filme?
Assista por sua conta e risco!


TRAILER

Nenhum comentário: