sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Sepultura - Arise (1991) - Download


Meu disco preferido do Sepultura! Da capa (magnífico trabalho de Michael Whelan!) às músicas em si esse disco é uma obra-prima, uma autêntica aula de Thrash Metal!
Foi esse disco que elevou o quarteto mineiro à categoria de banda grande, com ótimas vendagens e uma monstruosa tour, que durou 2 anos e 1 mês e pela primeira vez os permitiu sair do circuito E.U.A – Europa, tocaram no Japão, Austrália e até na Indonésia, totalizando 220 shows em 39 países!
Para a gravação de Arise a banda inteira foi para o famoso Morrisound Studio, na Flórida, em setembro de 1990, onde novamente sob a batuta de Scott Burns a banda teve finalmente a chance de gravar um disco sem pressa e com equipamentos de ponta, além de um generoso orçamento, U$ 40.000, o que prova a confiança da Roadrunner no Sepultura na época.
Para Arise o Sepultura gravou 12 músicas, sendo que somente 9 entraram no track list final do disco.
Arise, Under Siege (Regnum Irae) e Dead Embryonic Cells foram os singles do disco.
Musicalmente o álbum trouxe novidades como o uso de percussões (ainda meio discretas), uma influência explícita de hardcore (inclusive nas letras) e pitadas de industrial.
Algumas curiosidades sobre Arise: o título do álbum realmente foi uma homenagem ao Amebix, Max gravou os vocais de `Orgasmatron` completamente bêbado, tão bêbado que no dia seguinte nem lembrava se tinha acabado de gravar a música ou não!
Era para Arise ter outra capa, também de Michael Whelan, Igor viu uma arte dele em um livro e se apaixonou por ela, mas a Roadrunner simplesmente disse que eles não poderiam usar aquela imagem, a banda não entendeu o por quê disso, mas pouco depois ficaram sabendo que a imagem já havia sido escolhida pelo Obituary para ser a capa de `Cause Of Death`!
Um dia após o final das gravações o Sepultura iniciou uma tour pelos E.U.A juntamente com o Obituary e o Sadus e logo após isso, em janeiro de 1991, o Sepultura foi uma das atrações do Rock In Rio 2, em que tocaram no dia metal ao lado de Megadeth (diz a lenda que o Sepultura foi a única banda que fez Mr. Mustaine sair de seu camarim para assistir a um show), Judas Priest, Queensryche, Guns´n´ Roses e Lobão(!!!), que foi totalmente hostilizado pelo público metal xiita da época e inclusive foi enxotado do palco após apenas duas músicas!
Para esse show no Rock In Rio 2 a Roadrunner e a Eldorado (gravadora brasileira) lançaram uma versão `rough mix` de Arise, ou seja, uma versão com uma pré-mixagem, feita às pressas e que trazia apenas um detalhe da arte da capa do disco, essa versão é muito rara e alcança algumas dezenas de dólares nos E-bays da vida, eu tenho ela!
Após esse show o Sepultura fez alguns shows no Brasil e decidiu fazer um `show de despedida` gratuito antes da tour européia, na Praça Charles Miller em São Paulo, no qual houve um enorme problema de superlotação, as previsões mais otimistas eram que o público seria de 10.000 pessoas, mas 30.000 apareceram e não precisa nem falar o que rola com 30.000 malucos juntos no mesmo lugar, ainda mais em um evento gratuito, brigas, corre-corre, muita chapação e bebedeira, pancadaria da polícia pra cima de todos e no final disso tudo um morto abatido à tiros e com uma machadinha na mão!
Uma semana antes já havia acontecido uma morte em um show do Ramones, resultado de uma treta entre bangers e carecas, o que instalou um clima de `satanização` contra o metal no Brasil, me lembro perfeitamente de várias matérias tendenciosas na mídia escrita e televisiva, como se o único local em que acontecem mortes violentas fossem shows de metal/punk/rap, underground em geral.
Depois desse show o Sepultura sempre teve problemas para conseguir fazer shows no Brasil, fato que só mudou quando a banda voltou a morar no Brasil.
No dia seguinte a esse incidente o Sepultura viajou para uma tour de 3 meses pela Europa com o Sacred Reich e o Heathen, durante a qual pela 1º vez eles foram a capa da tradicional revista inglesa Kerrang e também gravaram seu 1º home-video em Barcelona.
A tour norte-americana foi feita ao lado do Napalm Death e do Sick Of It All, e novamente o Sacred Reich.
1991 terminou com mais uma tour européia, dessa vez ao lado do Motorhead a do Morbid Angel, na qual quem tocou guitarra solo foi o Sílvio do Korzus porque Andreas tinha quebrado o braço andando de jetski.
Em 1992 o Sepultura já começou o ano abrindo a tour de Ozzy Osbourne (com o álbum No More Tears, um de seus maiores sucessos comerciais) e fazendo parte da tour `mais quente do ano` (segundo a impressionável mídia não-especializada) ao lado de Ministry e Helmet que atravessou os E.U.A de costa à costa.
Após isso o Sepultura ainda fez algumas tours como headliner, pelos E.U.A, Ásia e lugares remotos do Leste Europeu, até finalmente encerrar a divulgação do álbum, descansar um pouco e iniciar a composição de Chaos A.D, mas isso já é outra história!
Foi durante a tour de Arise que dois eventos muito importantes na carreira da banda aconteceram: eles se mudaram definitivamente para Phoenix, e Max se casou com Gloria, o que anos depois causaria toda a treta e a separação da banda.
A versão de Arise que você pode baixar aqui é a `aditivada`, em que além do track list normal há as faixas`Intro`,`C.I.U`,`Desperate Cry (Scott Burns mix` e `Orgasmatron`.
`Intro` como o próprio nome diz era para ser a intro de Arise mas foi limada na última hora, por causa da duração do disco, embora a banda a tenha usado no início dos shows da tour do Arise.
`C.I.U` é a sigla para `Criminals In Uniforms`, uma ótima música que também foi deixada de fora da edição final de Arise porque os vocais não foram gravados em tempo hábil , como dá para perceber a sigla é uma `homenagem` aos `valorosos` defensores da lei e da ordem.
As outras bônus track são uma versão de `Desperate Cry` com outra mixagem e `Orgasmatron`, que em alguns países saiu na versão normal de Arise e em outros saiu em singles e EP´s.

Sepultura - Arise (1991)
01. Arise
02. Dead Embryonic Cells
03. Desperate Cry
04. Murder
05. Subtraction
06. Altered State
07. Under Siege (Regnum Irae)
08. Meaningless Movements
09. Infected Voice
10. Orgasmatron (cover do Motörhead)
11. Intro
12. C.I.U. (Criminals In Uniforms)
13. Desperate Cry (Scott Burns Mix)
DOWNLOAD
Link de download de Arise retirado do blog Sonzeiranet
ARISE
DEAD EMBRYONIC CELLS
DESPERATE CRY
ORGASMATRON






2 comentários:

Marcos Alaniz disse...

Cara... estou procurando esse rough mix do Arise faz um tempão... eu adoro aquele áudio mais sujo... vc podia upar o áudio hein??

A galera ia pirar com certeza
abração.

Unknown disse...

cara, esse álbum é do caralho, e o blog realmente tem conteúdo, muito fera, curtir mesmo