segunda-feira, 18 de agosto de 2008

N.W.A - Straight Outta Compton (1988) - Download

Eazy – E, Ice Cube, Dr. Dre, MC Ren e DJ Yella, todos no mesmo grupo, essa era a formação original do N.W.A!
O N.W.A (Niggaz With Attitude) foi formado sob o tino comercial e o espírito empreendedor de Eazy- E, e também do astuto empresário Jerry Heller, que saiu caçando os melhores DJ´s e MC´s de Los Angeles e Compton, o N.W.A foi diretamente responsável pelo nascimento do Gangsta Rap, não é exagero nenhum dizer que `Straight Outta Compton` é um divisor de águas no rap, antes desse disco o rap era uma coisa, após ele passou a ser outra bem diferente.
Numa época em que com raríssimas exceções (Public Enemy com suas letras politizadas, Ice T com suas letras bandidas, e alguma coisa do Boogie Down Productions) as letras de rap eram uma baboseira sem fim sobre festas, garotas, tênis e outros temas igualmente idiotas, o N.W.A apareceu com um disco cujas letras traziam a dura realidade dos guetos da Califórnia, o cotidiano violento das gangues de rua, o dinheiro fácil do tráfico, a repressão violenta e muitas vezes injusta da polícia em cima dos jovens negros e latinos, a chapação, o sexo pelo sexo, a morte banal por qualquer motivo imbecil, tudo isso embalado em bases pra lá de dançantes e criativas, totalmente influenciadas (e com vários samplers de) pelo melhor da música black norte-americana, Funkadelic, James Brown, Ohio Players, Kool & The Gang, Marvin Gaye e Sly & The Stone.
O disco foi um tapa na cara da cena rap de então, que após esse disco passou a se preocupar em retratar um mundo mais `real` em suas letras.
O disco teve uma vendagem surpreendente, mais de 3.000.000 de cópias, e no auge do sucesso do disco o F.B.I mandou uma carta para a Ruthless Records (selo de propriedade de Eazy-E) e para a Priority Records, reclamando da música `Fuck Tha Police` (precisa traduzir?), a carta está em exposição no Rock and Roll Hall of Fame, em Cleveland, Ohio.
A música `Fuck Tha Police` levou a polícia de várias cidades dos E.UA a se recusar a fornecer segurança nos shows do N.W.A, por causa disso a tour de `Straight Outta Compton` teve pouquíssimos shows.
´Straight Outta Compton` foi um dos primeiros discos a trazerem o famigerado adesivo `parental advisory`.
Na formação original do N.W.A só tinha cobra criada, tanta cobra que uma começou a comer a outra!
Quase todas as tretas do bilionário Gangsta Rap norte-americano nasceram da separação do N.W.A.
Enquanto todos eram quebrados, todo mundo era super amigo, mas quando os dólares começaram a entrar aos borbotões, e indo parar somente nos bolsos de Eazy – E e Heller, a amizade acabou e o caldo entornou.......
Ice Cube foi o 1º a sair do N.W.A, após a saída dele o N.W.A ainda lançou um E.P e o 2º disco `Efil4zaggin`, e após a saída de Dr. Dre acabou de vez, com Eazy- E, MC Ren e Yella partindo para carreiras solo.
MC Ren (meu rapper preferido!) e Yella não foram muito bem sucedidos comercialmente, Eazy-E vendeu bastante, mas Dr. Dre e Ice Cube se tornaram autênticos mega stars, construindo impérios que vão muito além da música.
Após o fim do N.W.A, MC Ren e Yella permaneceram `fiéis` a Eazy-E, enquanto Dr. Dre e Ice Cube não perdiam uma oportunidade de fazer ´diss raps` para Eazy-E, que fazia questão de rebate-los um a um, essa treta só acabou com a morte de Eazy-E em 1995, que fez os antigos membros do N.W.A se reaproximarem, chegando até a gravar a música `Hello` no disco `War & Peace Vol.2` de Ice Cube, lançado em 2000.
Os ex-membros do N.W.A chegaram a divulgar planos de remontar a banda com Snoop Dogg no lugar de Eazy-E, mas infelizmente esse plano não deu em nada.
Pouquíssimas bandas conseguiram mudar todo um gênero musical com apenas 1 disco, o N.W.A é uma delas.
Baixe esse disco e entenda de onde veio o Gangsta Rap, o G Funk e quase tudo que hoje vende no cenário rap norte-americano, this is the strength of street knowledge, the power of the world´s most dangerous group!
STRAIGHT OUTTA COMPTON

EXPRESS YOURSELF

HELLO

3 comentários:

Jhonny disse...

pois é mano, é uma pena q eles tenham se separado tão cedo!

Rádio Sevilha disse...

password?

Mauro Stapani disse...

Qual a senha para abrir o conteúdo?