sábado, 23 de agosto de 2008

Pro-Pain - Foul Taste Of Freedom (1993) - Download

Formado das cinzas do seminal Crumbsuckers o Pro-Pain foi montando em 1992 , por Gary Meskil (vocal/baixo), e lançou o disco `Foul Taste Of Freedom` em 1993, na época a formação da banda era Meskil, Dan Richardson (batera) e Tom Klimchuck (guitarra).
Conheci o Pro-Pain através de uma matéria da Metal Maniacs e não aquietei enquanto não consegui o som, gosto bastante do 1º disco, um hardcore muito ritmado, bem tocado e com altas pitadas de rap aqui e ali, um legítimo representante do NYHC, mas mais bem tocado que as outras bandas de lá.
Escutei demais esse disco, e quando fiquei sabendo que eles iriam lançar o 2º disco me empolguei, comprei `The Truth Hurts` logo que ele saiu, ainda com a capa original, que causou uma polêmica na época por trazer uma foto de um cadáver na mesa de autópsia, o encarte trazia várias fotos de `true crime` dos anos 30, o que levou esse disco a ter de ser lançado com outra capa em vários países.
`The Truth Hurts` é um bom disco, gosto bastante dele, especialmente da música `Put The Lights Out`, com o Ice-T (o Pro-Pain fez uma tour com o Body Count em 1991/1992, daí a amizade entre as bandas).
Após esse disco o Pro-Pain lançou o disco `Contents Under Pressure`, que eu achei fraquíssimo e me levou a parar de acompanhar a banda.
Odeio quando uma banda começa a simplificar o som e se repetir demais, exatamente como o Biohazard fez após `State Of The World Address`, e quando isso acontece eu geralmente paro de acompanhar a banda.
Nessa época que eu fiquei sem escutar nenhum lançamento do Pro-Pain eles lançaram os discos `Best Of` (1998), `Pro-Pain` (1998, `Act Of God` (1999), `Round 6` (2000), `Road Rage (Live Álbum` (2001), `Shreds of Dignity` (2002) e `Run for Cover` (2003).
`Run for Cover` é um álbum de covers e só corri atrás para escutá-lo porque fiquei sabendo que um dos covers era `Refuse/Resist`, que não ficou grande coisa.
Após esse disco eles ainda lançaram `Fistful Of Hate`(2004), `Prophets Of Doom` (2005), e `Age Of Tirany – The Tenth Crusade` (2007).
O Pro-Pain acaba de assinar um contrato com a gravadora sueca Regain Records, que irá lançar o 11º (!!!) álbum da banda, `No End In Sight`, que segundo Meskil é o trabalho mais melódico e diversificado da banda e trará os convidados especiais Stephan Weidner (Bohse Onkelz, Alemanha), Rob Barret (Cannibal Corpse), Rupert Keplinger (Ubergas, Der-W, Alemanha) e mais alguns outros.
No momento o Pro-Pain está fazendo uma extensa tour por toda Europa, seu melhor mercado desde o início da banda.
O Pro-Pain tem alguns episódios peculiares em sua carreira, como o fato de nunca terem tido um manager, Meskil é responsável pelos contratos com gravadoras, fechamento de shows e tours, merchandising, etc.
Outra coisa curiosa no Pro-Pain é a troca constante de membros, uma verdadeira `porta giratória` que quebra a cabeça até do fã mais fanático pela banda, nessas idas e vindas já tocou gente que passou pelo Testament e principalmente pelo M.O.D, inclusive o batera Dave Chavari, que alguns anos após sua passagem pelo Pro-Pain montaria o ILL Niño.
As letras do Pro-Pain quase sempre são politizadas e tem uma espécie de `ética da classe trabalhadora`, que algumas vezes são meio direitistas, mas nada que me impeça de escutar a banda.
O Pro-Pain é uma banda com a qual eu me empolguei bastante no começo da carreira deles, mas como a cada disco a parada ia ficando mais fraca e repetitiva eu acabei desistindo deles, mas mesmo assim eu amo o 1º disco!

Cartaz de um show na Bulgária em junho de 2008

01. Foul Taste Of Freedom
02. Death On The Dance Floor
03. Murder 101
04. Pound For Pound
05. Every Good Boy Does Pine
06. Death Goes On
07. Rawhead
08. The Stench Of Piss
09. Picture This
10. Iraqnophobia
11. Johnny Black
12. Lesson Learned
13. God Only Knows
DOWNLOAD
PRO-PAIN - POUND FOR POUND





Nenhum comentário: