sábado, 2 de agosto de 2008

Batman - The Dark Knight




Batman – The Dark Knight (Batman – The Dark Knight, E.U.A, 2008, Warner Bros.)

Direção: Cristopher Nolan
Roteiro: Cristopher Nolan, Jonathan Lonan
Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Gary Oldman, Maggie Gillenhaal, Morgan Freeman

Magnifíco! O melhor filme do ano até agora, não só de quadrinhos, mas de todos os gêneros, sem dúvida nenhuma nenhum filme baseado em HQ´s que for lançado esse ano irá chegar ao menos aos pés de `Batman – The Dark Knight`, até por falta de concorrência pois os próximos lançamentos são Hellboy 2 e Justiceiro.
O Batman é um dos meus personagens preferidos, mas eu sempre odiei os filmes por causa do tom caricato e exagerado (herança direta do pavoroso seriado de TV dos anos 60) que os diretores insistiam em colocar nos filmes, isso só mudou com `Batman Begins (2005)` que resgatou a origem sombria do herói e trouxe uma profundidade psicológica até então inédita nas adaptações do morcegão para os quadrinhos.
Batman – The Dark Knight é a continuação lógica e natural do filme de 2005, e é bem melhor que o 1º, nunca uma adaptação de HQ´s foi tão realista, li em uma crítica que `The Dark Knight` é um filme policial clássico, assino embaixo, realmente a trama do filme se sustenta independente do Batman e do Coringa, se os dois fossem os tradicionais herói e bandido dos filmes policiais o filme seria bom do mesmo jeito, inclusive com as clássicas reviravoltas no roteiro.
Para os fãs de HQ´s o filme é um verdadeiro banquete, o roteiro pegou o melhor de várias sagas do Batman, entre elas Cavaleiro das Trevas, O Longo dia das bruxas, Batman – Ano Um, Asilo Arkham, O Homem que ri e Officer Down (não sei o nome em português).
O Coringa é um caso à parte, na verdade o filme não é sobre o Batman, é sobre ele, Heath Ledger não interpretou o Coringa, ele foi possuído pelo Coringa!
Poucas vezes se viu um ator fazer um trabalho tão marcante, ele conseguiu fazer um personagem absurdo totalmente convincente e `realista`, e o roteiro foi muito fiel aos quadrinhos ao não tentar `explicar` a origem e a loucura do Coringa, embora ele faça alguns monólogos em que ele discorre sobre a sua `ideologia`, adorei o Coringa anarquista!
O caos que o Coringa instala em Gotham City é absurdo, a seqüência da explosão do hospital já vale o filme!
Quanto ao Batman, ele está muito bem caracterizado, todo o seu conflito psicológico é mostrado, e o seu lado `playboy` é explorado de uma maneira nunca mostrada antes, show!
O elenco `secundário`, Gordon, Rachel, Alfred, Dent e Lucius Fox, também está impecável, com o destaque indo para Aaron Eckhart que interpreta Harvey Dent/ Duas Caras, sua atuação foi ótima, embora eu tenha achado a origem do Duas Caras meio `rasa`, acho que esse é o único ponto fraco do roteiro.
As cenas de ação são magníficas, com destaque total para a seqüência do Batman em Hong Kong, outro destaque é a fotografia do filme, que colocou na tela o visual dark que Gotham City tem nos quadrinhos, especialmente nas tomadas aéreas.
Os próximos filmes do Batman terão de ser muito bons para ao menos chegar ao nível de `Batman – The Dark Knight`, mas como o Batman (ao lado do Homem-Aranha) tem a melhor galeria de vilões dos quadrinhos, material para se trabalhar não irá faltar, até agora os inimigos do Batman foram ótimos, o Espantalho (que aparece de novo nesse filme!), Ras Al Ghul, Coringa e Duas Caras, vamos ver quem irá aparecer no 3º filme, tomara que não seja o Pingüim!
No geral o filme é ótimo, assista no cinema, porque ver esse filme em casa não vai ter graça nenhuma!

Nenhum comentário: