domingo, 21 de dezembro de 2008

Testemunha Ocular - Operação Cavalo de Tróia!


O grupo goiano de Rap Testemunha Ocular roubou a cena na Assembléia Legislativa de Goiás. Foi no último dia 08, quando o deputado Mauro Ruben, do PT, promoveu um evento em comemoração aos 60 anos da declaração universal dos direitos humanos. O grupo cantou no plenário uma música que denuncia os políticos goianos, citando Marconi Perillo e Iris Rezende.
Tudo estava ocorrendo como de praxe: medalhas, discursos e toda a pompa em que os poderosos estão acostumados. Foi quando os cantores foram chamados para uma apresentação musical. Talvez os deputados se esqueceram que o Rap não é apenas música, mas rebeldia, denúncia e irreverência. Os cantores da periferia não deixaram por menos: destilaram toda sua revolta dentro da casa, que é “do povo” na teoria, mas na prática é dos poderosos.
A música fala dos coronéis que dominam o Centro-Oeste do país. Do “coronel do asfalto” que mandou 16 anos no estado ao coronel que hoje ocupa o Palácio das Esmeraldas. Os deputados ficam mudos, como se a carapuça realmente estivesse servindo. No final, o presidente da sessão se resume a comentar que “essa é a vantagem do regime democrático”. Democracia que não é favor, é conquista. E que não é completa, pois os direitos humanos são diariamente desrespeitados pelo estado.
O ato foi registrado no youtube. O áudio não funciona no início, mas dá para ouvir a música e apreciar a cena. Parabéns aos rappers de Goiânia!
Testemunha Ocular na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás – CORONELISMO

Nenhum comentário: