domingo, 28 de dezembro de 2008

Crepúsculo (Twilight, E.U.A, 2008)

Direção: Catherine Hardwicke
Roteiro: Melissa Rosenberg
Produção: Wyck Godfrey, Greg Mooradian, Mark Morgan, Karen Rosenfelt
Estúdio: Paris Filmes
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Billy Burke, Peter Facinelli, Elizabeth Reaser, Nikki Reed, Ashley Greene, Jackson Rathbone, Kellan Lutz

Gostei! Fui assistir o filme com um pé atrás por causa de algumas resenhas que eu havia lido que em sua maioria falavam que `Crepúsculo` era uma espécie de `Malhação do mal`!
Baseado na ultra bem sucedida série `Twilight` da escritora Stephanie Meyer, `Crepúsculo` é a 1º parte da mais nova franquia de Hollywood e apesar de algumas `pisadas` fecha bem os lançamentos de 2008, que foi um ano muito bom para os cinéfilos!
A trama gira em torno da adolescente Isabella Swan que se muda da ensolarada Phoenix para a gelada e minúscula Forks, no estado de Washington, e lá conhece na High School, Edward Cullen, que é um vampiro, pronto, basicamente a trama do filme é isso aí, o amor `complicado` entre uma adolescente normal e um vampiro que é adolescente há 90 anos!
O time feminino (roteiro e direção) que fez o filme realmente o direcionou para o público feminino, o clima é bem romântico mesmo, tipo aquelas fantasias femininas sobre o `príncipe encantado`, mas isso não impede nenhum `marmanjo` de gostar do filme, até porque ele é bem servido no quesito beldades J
Adorei o conceito de uma família de vampiros que vivem juntos, cada um com a personalidade bem definida (influência dos X-Men?), e se definem como......vegetarianos!
Assista o filme para descobrir que tipo de vegetarianos eles são!
A maior parte do filme é dedicada ao romance de Bella e Edward, que gera algumas situações inusitadas e divertidas, como a 1º vez em que ela vai à casa da família Cullen, para ser oficialmente apresentada ao clã.
Paralelo ao romance dos dois o filme mostra um bando de vampiros `do mal` que estão `predando` os moradores de Forks, o clima romântico acaba de vez quando os Cullen se encontram com os vampiros `do mal` durante uma partida de baseball (??!!!??), a partir daí o filme parte para o seu clímax, que não ficou tão clímax assim....
O final é meio previsível , mas não chega a estragar o filme, espertamente o roteiro deixou algumas pontas soltas para a continuação, que já está em produção devido ao sucesso não tão inesperado de `Crepúsculo`.
Uma das pontas deixadas soltas no filme são os índios Quileutes, que o roteiro sugere, não muito sutilmente, serem lobisomens, e também serem inimigos antiqüíssimos dos Cullen, além deles a vampira `má` Victoria também deve ter um papel de destaque na seqüência.
O universo que Meyer crou nos seus livros é riquíssimo, apenas uma pequena parte dele foi mostrado em `Crepúsculo`, o mais interessante é que ela declarou que toda a trama foi baseada em um sonho que ela teve em 2003!
Apesar de não ter nenhuma experiência prévia, em 3 meses ela escreveu o 1º livro da série e em 2005 conseguiu um contrato de U$ 750.000 com a editora Little, Brown and Company, estou precisando ter um sonho desses!
Mulheres do mundo inteiro já suspiravam pelo vampiro Edward baseadas nas descrições que Meyer faz dele nos livros, agora que elas tem um Edward de carne e osso para adorar.........
Nos livros a série teve 4 partes, como a `tara` de Hollywood atualmente são trilogias, duas dessas partes devem ser combinadas em um filme só.
Apesar de alguns deslizes gostei bastante do filme, que realmente lembra `Malhação` em alguns momentos passados na High School.
Um `puxão de orelha` vai para o roteiro, que tem muitos furos, sendo os principais ninguém na cidadezinha além de Bella perceber que os Cullen são, no mínimo, estranhos, e a certa altura do filme ser dito que eles evitam o sol a todo custo e mais tarde eles estarem andando para cima e para baixo debaixo do sol do Arizona!
O que eu mais gostei no filme foi a fotografia, que usou muito bem a magnífica paisagem dos estados de Washington e Oregon.
Também gostei bastante da parte do filme em que, antes de Bella ter certeza que ele é um vampiro, Edward pede para ela falar quais são as teorias dela sobre ele e Bella fala que pensou em `aranhas radioativas e kryptonita`!
Os efeitos especiais poderiam ser melhores, ficaram meio toscos, terão que melhorar quando os lobisomens finalmente aparecerem.
Se você tiver uma namorada, leve ela para assistir o filme com você, com certeza ela vai gostar, mas não grile se ela começar a falar que o vampiro é lindo!
Bella com os `jovens` da família Cullen
Os vampiros `do mal`
Stephanie Meyer - Gata!

TRAILER




























Nenhum comentário: