domingo, 21 de dezembro de 2008

Os Estranhos ( The Strangers, E.U.A, 2008)

Diretor: Bryan Bertino
Roteiro: Bryan Bertino
Produção: Nathan Kahane, Roy Lee
Estúdio: Paris Filmes
Elenco: Liv Tyler, Scott Speedman, Gemma Ward, Glenn Howerton, Laura Margolis, Kip Weeks, Alex Fisher, Peter Clayton-Luce

Bom filme com alguns momentos de suspense realmente perturbadores!
`Os Estranhos` nos mostra uma noite na vida do casal James Hoyt e Kristen McKay, que após uma discussão (cujo motivo é bem óbvio) na festa de noivado de um amigo vão passar o resto da noite na casa de verão da família Hoyt.
Em meio a um clima de drama romântico uma reconciliação começa a acontecer, mas ela é interrompida por batidas na porta às 4 da manhã, que dão início a uma série macabra de acontecimentos.
O estreante diretor/roteirista Bryan Bertino foi muito feliz na condução do filme, soube usar de maneira magnífica a fotografia, sombria, e a trilha sonora, que complementam perfeitamente o clima de suspense do filme.
Em certos momentos a sensação de que algo de ruim irá acontecer chega a ser quase palpável, e provando que `bebeu` bastante na fonte dos filmes de terror orientais, Bertino mais sugere que mostra o terror e a violência, o que torna o filme ainda mais perturbador!
O final do filme tem perturbado muita gente, basta dar uma olhada na blogosfera!
Particularmente eu gostei bastante do final de `Os Estranhos` pois ele quebra o conceito de que tudo em um filme tem que ser explicado nos mínimos detalhes, ele coloca o espectador para pensar, o que em tempos de uma mesmice imensa em Hollywood é sempre saudável e bem vindo!
Não sei se foi uma decisão do diretor/roteirista ou pressão do estúdio, muito provavelmente foi a última opção, mas o final do filme deixa um gancho explícito para uma continuação, que já foi confirmada.
Embora eu esteja de saco cheio da mania de Hollywood de não fazer mais filmes fechados, praticamente todos os estúdios estão à procura de filmes que gerem franquias e consequentemente as famigeradas trilogias ou séries, achei `Os Estranhos` muito bom, em meio aos bons lançamentos de 2008 ele se destaca como uma pequena jóia, de certa forma ele é até ousado.
Curiosidades: Apesar do que é dito no começo o filme não é baseado em fatos reais, Bertino usou esse conceito para deliberadamente brincar com a cabeça dos espectadores mais crédulos!
Algumas coisas entre a seqüência inicial e a seqüência final não batem, por exemplo, quem é Jordan?
Assista enquanto ele ainda está no cinema, não vai ser a mesma coisa ver esse filme em casa !

TRAILER

Nenhum comentário: