terça-feira, 3 de novembro de 2009

Paranormal Activity (E.U.A, 2009) - Download

O filme do momento nos E.U.A!

`Paranormal Activity` é um verdadeiro fenômeno nestes dias de tantas estratégias de marketing e que tais.

Totalmente idealizado e filmado pelo estreante diretor Oren Peli, o filme teve um orçamento de apenas U$ 11.000 e foi filmado na própria casa do diretor.

O filme conta a história do casal Micah e Katie, que se mudaram para uma casa onde coisas inexplicáveis acontecem, como luzes que se acendem sozinhas, torneiras que abrem sozinhas, barulhos que surgem do nada, etc....

No começo dos filmes esses fenômenos paranormais são mais ou menos `inofensivos` mas gradualmente começam a se tornarem cada vez mais agressivos até chegarem a ameaçar a integridade física do casal.

Aí eles decidem montar um esquema de filmagens em seu quarto e em outras partes da casa, e as câmeras começam a filmar eventos inexplicáveis, que geralmente acontecem enquanto eles estão dormindo.

Esse lance dos fenômenos acontecerem quando eles estão dormindo é um dos grandes trunfos do filme, quem nunca teve `sensações estranhas` enquanto estava dormindo? Acordou assustado?

A hora em que o ser humano fica mais vulnerável é quando ele está dormindo profundamente, se alguém/algo estiver querendo te fazer alguma coisa enquanto você está dormindo......talvez você acorde tarde demais, ou nem acorde mais!


A trajetória do filme foi bastante curiosa, filmado em apenas 7 dias (!!!), o próprio diretor fez toda a pós produção de `Paranormal Activity` e conseguiu um modesto contrato com a Creative Artists Agency.

O filme foi exibido pela primeira vez na versão 2007 do tradicional Screamfest Horror Film Festival, e Peli e a Creative Artists distribuíram dúzias de cópias em DVD do filme para potenciais distribuidores.

Jason Blum e Steve Scheneider, executivos da Miramax, se interessaram pelo filme e entraram em contato com Peli.

Com a ajuda de Blum, Peli reeditou o filme para deixa-lo mais `dinâmico`, essa nova versão do filme foi exibida no Slamdance Festival de 2007 mas não conseguiu nenhum contrato de distribuição.

Em 2008, um dos DVD´s distribuído por Peli e pela Creative Artists foi parar na Dreamworks, estúdio de Spilberg, e foi visto pela produtora executiva Ashley Brooks, que adorou o filme e literalmente `atormentou` seu superior, o chefe de produção Adam Goodman, até ele assistir o filme.

Goodman também adorou o filme e o passou para sua superiora, a chefe de estúdio Stacey Snider, que também gostou do filme e o passou para o chefão, o próprio Steven Spilberg!

Que gostou do filme e ajudou a aprovar uma regravação,que seria feita pela Paramount, produzida por Jason Blum e dirigida por Oren Peli.

A Paramount comprou os direitos do filme e possíveis seqüências por U$ 300.000, e uma das cláusulas do contrato estipulava que o lançamento em DVD do remake traria a versão original de `Paranormal Activity` para o público ter uma idéia do que o filme era antes de ser `comprado` pela Paramount.

Durante as negociações Blum e Peli conseguiram convencer a Paramount a fazer uma exibição do filme para uma audiência `normal`, e também para alguns roteiristas, que iriam assim ver o que podia ser `melhorado` no filme.

No meio da sessão algumas pessoas começaram a deixar a sala, em número cada vez maior, Peli e Blum começaram a achar que a exibição havia sido uma péssima idéia, até descobrirem que as pessoas estavam saindo da sala por que estavam realmente apavoradas pelo filme, não estavam agüentando assisti-lo!

Diante disso a Paramount decidiu `engavetar` os planos de um remake e lançar `Paranormal Activity` do jeito que ele estava!

Ou quase, pois Spilberg se envolveu no projeto e decidiu mudar o final da versão de Peli, deixando-o mais `cinemão` e com um gancho explícito para a inevitável seqüência.

Tudo estava pronto para o filme ser lançado em 2008, mas uma briga entre a Paramount Pictures e a Dreamworks deixou o filme no `limbo`.

Enquanto as pendências entre as duas empresas não eram resolvidas, Blum e Peli fizeram mais uma exibição do filme em um cinema em Santa Monica, para possíveis distribuidores do filme no mercado externo e centenas de adolescentes!

São as imagens dessa exibição que estão no trailer do filme, que mostra as reações do público ao filme.

Após a exibição a dupla assinou contratos de distribuição com representantes de 52 países (!!!!), e as críticas positivas e a divulgação boca a boca que estava rolando, fez a Paramount e a DreamWorks verem o que tinham em mãos, fazerem as `pazes` e começarem a trabalhar no lançamento do filme.

Juntos, todos os envolvidos com o filme traçaram uma estratégia ótima, em 25/09 de 2009 o filme foi lançado em pequenos cinemas de 13 `cidades universitárias` dos E.U.A, e através de seu site o diretor Oren Peli convocava o público a `pedir o filme em sua cidade` pelo site eventful.com!

A estratégia deu certo e à medida que o público ia `pedindo` o filme a Paramount ia anunciando mais cidades em que ele seria exibido, o negócio foi crescendo e em 16/10 o filme foi lançado em todo o país.

Em seu lançamento pelos E.U.A `Paranormal Activity` foi subindo no ranking de arrecadação até bater de frente com o novo filme da série `Jogos Mortais`, o 6º da franquia, e não deu outra, passou por cima de `Saw VI` com tudo.

Até o dia 25/10 `Paranormal Activity` havia faturado U$ 61.580, 588 nos E.U.A e no Canadá, nada mau para um filme que custou U$ 11.000 e cujos direitos foram adquiridos por U$ 300.000, grana grossa para todos os envolvidos!

O que eu mais gostei no sucesso desse filme foi o fato de Peli ter tido uma idéia original, ter feito ela do seu jeito, com os poucos recursos que dispunha, e conseguir a proteger no jogo pesado com os barões da indústria cinematográfica.

Uma prova de que o cinema estadunidense necessita desesperadamente de sangue novo, mais ousadia, mais loucura.



Curiosidades: Os nomes dos personagens do filme, Katie e Micah, são os nomes reais dos atores que os interpretam, Katie Featherston e Micah Sloat.

Oren Peli fez uma extensa pesquisa sobre fenômenos paranormais para deixar o filme o mais realista possível.

Não houve um roteiro do filme, os atores recebiam instruções de Peli sobre a trama e eram livres para improvisar, uma técnica que foi usada em `A bruxa de Blair`, que é uma influência inegável de `Paranormal Activity`.

A sequência do filme já foi confirmada pela Paramount Pictures.

Além do final original e do final `de Spilberg`, há também um final em que Katie se mata diante da câmera que fica no quarto do casal, esse final só foi exibido uma vez em uma exibição teste.

Mesmo com tanto destaque na imprensa ainda não foi anunciada a data de estréia do filme no Brasil, como o filme está rolando à grande na internet resolvi postar ele aqui.

A versão que está aqui no blog é a original, legendada e tudo, um ótimo trabalho do pessoal da comunidade `Atividade Paranormal ( Activity)` no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=38885843&tid=5396932028799575274&na=2&nst=16

Também coloquei o `final de Spilberg` para download para vocês assitirem os dois finais e tirarem suas conclusões.

Li tanto sobre isso filme que quando finalmente o assisti estava esperando ver o filme mais assustador da minha vida, e o lance não é por aí.

Sou viciado em filmes de terror, e no quesito `susto` esse aqui não me `bateu` muito, mas adorei a maneira como ele foi feito, bastante original, e também adorei o lance de o terror ser no esquema dos filmes orientais, mais sugere do que mostra, o que indiscutivelmente deixa tudo mais apavorante.

Bom, um ou dois momentos até que me assustaram, mas eu vi o filme em um laptop em uma baita tarde ensolarada, acho que ver ele numa sala de cinema com a tela enorme e aquele sonzão deve ser uma experiência no mínimo angustiante...........vou assisti-lo no cinema quando ele for lançado aqui!

DOWNLOAD

Parte 1

http://www.megaupload.com/?d=OX03J9DT

Parte 2

http://www.megaupload.com/?d=RXFSW7OM

Parte 3

http://www.megaupload.com/?d=IBURYZ00

DOWNLOAD `FINAL DE SPILBERG`

http://rapidshare.com/files/300875304/Paranormal.Activity.Theater.Version.AVI

TRAILER




Um comentário:

Unknown disse...

muito bom o filme!!!!dá sim uma sensação de realidade, tô com medo até agora!!!Só não consegui ainda assistir ao final do Spielberg, o link tá fora já, se puder upar novamente, mas de qq forma já agradeço pelo excelente trabalho, legendas e sincronias perfeitas, imagem tb, parabéns pelo site e mto obrigada!!!