terça-feira, 3 de novembro de 2009

Criatividade: A arma do século XXI

Essa semana eu postei aqui dois trabalhos que tem dado muito o que falar ultimamente, e coincidentemente os dois tem uma trajetória meio parecida.

Emicida e o filme `Paranormal Activity`, do diretor Oren Peli, duas provas de que ainda existe público para idéias inovadoras e originais.

Dois trabalhos que se destacam entre a mesmice que impera nos dias de hoje, dois trabalhos de visionários, pessoas que traçaram uma estratégia, se empenharam em tornar seus projetos realidade e agora estão colhendo os frutos de seu trabalho.

Na arte, sem dúvida nenhuma, a criatividade na hora de se divulgar, se vender, um trabalho será cada vez mais importante daqui pra frente.

Hoje praticamente qualquer informação está a apenas alguns cliques de distância, o artista tem que ter um diferencial que faça o público querer consumir seu trabalho em um formato `físico`, seja um CD de R$ 2,00 ou um filme que só pode ser totalmente `experienciado` em um cinema.

Em vez de ficarem na `choradeira` de `ninguém compra mais CD/ninguém mais vai no cinema`, Emicida e Peli criaram meios que fizeram com que o público quisesse consumir seus produtos, isso é inteligência.

Não há mais o que se falar das grandes gravadoras, o CD, e ao que tudo indica o DVD também, já está morto, só falta o `enterro` oficial.

Os grandes estúdios cinematográficos estão morrendo de medo de serem os próximos da lista de `extinções`, mas pelo que se tem visto as editoras irão acabar primeiro.

Triste por um lado, mas bom por outro.

Há muito tempo parei de comprar CD´s, por quebradeira mesmo, de mais ou menos uns 10 anos pra cá sempre esperava alguém comprar o disco que eu queria e então dava um jeito de grava-lo, hoje em dia praticamente qualquer disco que eu queira pode ser achado na web.

O caso de livros e revistas é mais triste, pois sou apaixonado pelos mesmos, a eminente extinção de grande parte deles me deixa chateado, mas tem um lado positivo nisso: vai ser muito mais fácil para novos escritores lançarem seus trabalhos, novas revistas virtuais serem lançadas, etc....

Não sei como isso irá gerar lucro para alguém pois uma vez que o material estiver na web poderá ser facilmente copiado e disponibilizado por qualquer um.

Esse blog mesmo nasceu por que eu nunca conseguia grana para lançar o Paranoid Zine impresso.

Quanto ao cinema, hoje em dia no mesmo dia em que um `blockbuster` é lançado ele cai na rede, em questão de horas, algumas vezes ele até vaza antes do seu lançamento oficial.

Ainda vou no cinema ao menos uma vez por semana porque sou totalmente `viciado` desde criança, mesmo assim estou cada vez mais baixando filmes para ver em casa mesmo, estou deixando para ver no cinema só aqueles filmes que eu `amo` ou estou com muita expectativa de assistir.

Esses fatos estão forçando as gravadoras/editoras/estúdios a reverem suas formas de trabalho e divulgação, quem não se adaptar será extinto!

Nunca a informação esteve tão facilmente ao alcance de tantos, se destacar artisticamente entre literalmente milhões de trabalhos é um desafio para quem pretende expressar sua arte.

Bem vindo ao Século XXI!


Nenhum comentário: