Em meados de 1986/1987 Diamond Darrel, depois Dimebag Darrel, já vinha se interessando pelo lado mais pesado e agressivo do heavy metal, e estava colocando essas novas influências no som do Pantera, que era uma banda na linha de Van Halen/Kiss etc..., percebendo que com o vocalista Terry Glaze, a coisa não funcionaria a banda passou a procurar outro vocal.
Após breves experiências com os vocalistas Matt L´Amour e David Peacock, a banda `descobriu` Phil Anselmo, também conhecido como Phil Core, um `moleque casca grossa` de New Orleans, vocalista da banda White Razor e fanático por metal e punk/hc, inclusive o punk/hc seria uma influência fortíssima no som que o Pantera iria fazer mais tarde, principalmente no álbum `Vulgar Display of Power`.
Com a entrada de Phil Anselmo o Pantera passou a fazer um som mais pesado e agressivo, bem diferente do trabalho apresentado em seus 3 primeiros discos, que foram lançados de forma independente pela própria banda.
O primeiro disco do Pantera com Anselmo, `Power Metal`, lançado em 1.988 ainda tem alguns resquícios do passado glam da banda, inclusive no visual, mas já tem alguns traços do que viria a ser a banda no futuro.
Algumas canções do disco Power Metal foram originalmente feitas para Glaze cantar, até já haviam gravações com os vocais dele, Anselmo as regravou e escreveu algumas novas com o resto da banda.
Durante a tour de divulgação do disco o Pantera decidiu abandonar o glam totalmente, e investir em uma sonoridade própria.
Naturalmente, durante os ensaios e passagens de som, músicas extremamente pesadas, técnicas, e agressivas foram tomando forma, o `estilo Pantera` estava nascendo, em vez de letras sobre festas, carros e garotas, entram as preocupações existenciais, sociais, e políticas de Anselmo, que era um ótimo letrista na época.
Com essas músicas o Pantera reformulou seu show e passou a ser uma das atrações mais concorridas do Texas, tocando em vários bares e casas de show do estado, e num desses shows estava Mark Ross, executivo da Atco Records , que estava preso em Dallas por causa do furacão Hugo (!!!), que estava passando pela região, a banda o viu no show e sabia que ele era um executivo de uma grande gravadora, deram o melhor de si para impressiona-lo e ficaram imensamente tristes quando ele saiu no meio do show, o que eles não sabiam é que Ross havia saído para ligar para seus superiores e falar que o Pantera deveria ser contratado imediatamente, antes que alguma outra gravadora os `pegasse`!
Uma imensa vitória para a banda que segundo eles mesmos havia sido recusada `28 vezes`, por quase todas as gravadoras dos E.U.A!
Com o tão sonhado contrato com uma `major` assinado a banda entrou no Pantego Studios para registrar sua nova sonoridade.
Recentemente consegui um `bootleg` com as demos que o Pantera fez para as gravações de `Cowboys from Hell`, as músicas que entraram no disco já estavam quase prontas, algumas com letras e algumas partes diferentes, mas todas bem próximas do que foi gravado, mais pra frente eu posto isso aqui!
Produzido pelo `mago` Terry Date, com a co-produção da banda, `Cowboys from Hell` foi o ponto de virada na carreira da banda, o álbum documenta o momento exato em que o Pantera abandonou suas raízes glam/hard rock e passou a mesclar a técnica e a melodia do heavy metal tradicional com a fúria e o peso do thrash.
O disco foi lançado em 24/07/1990, em vinil, CD, e cassete, e se tornou um clássico instantâneo, vendeu que nem água no deserto, estabelecendo o Pantera na cena metal estadunidense.
Logo após o disco o famoso logo `CFH` foi feito para a banda, e as faixas `Cowboys from Hell`, a primeira a ser escrita para o álbum, `Cemetery Gates` (uma das minhas músicas preferidas, haja pinga!), e `Psycho Holyday` foram escolhidas para serem singles/vídeo clips.
A banda considera `Cowboys from Hell` como seu `1º` disco, eles simplesmente `sumiram` com os 4 primeiros discos de suas biografias/discografias oficiais e `press releases`, inclusive os membros do Pantera ficavam `nervosos` quando eram indagados sobre os primeiros discos e a fase glam em entrevistas.
Para divulgar o disco o Pantera caiu na estrada nos E.U.A, abrindo para o Suicidal Tendencies e Exodus, e foi nessa tour que eles adquiriram a reputação de `Cowboys from Hell`, a banda que mais bebia, mais chapava, mais farreava, mais tocava a zona, se você já assistiu algum dos home-videos deles sabe do que eu estou falando!
Após essa tour a banda foi fazer sua ultra aguardada estréia na Europa, abrindo para ninguém menos que o Judas Priest, uma enorme influência do Pantera.
Nessa tour Anselmo e Rob Halford se tornaram amigos íntimos, tão íntimos que essa amizade deu origem aos mais variados boatos ao redor do mundo, se é que vocês me entendem.....
Para fechar com chave de ouro a divulgação de `Cowboys from Hell` o Pantera foi convidado para tocar junto com o AC/DC e o Metallica no `Monsters in Moscow`, um mega concerto grátis que teve cerca de 500.000 (!!!!) espectadores, a União Soviética estava recém extinta, a população estava sedenta por qualquer coisa ocidental após décadas e décadas de censura e repressão, o festival acabou sendo uma `dose cavalar de capitalismo` nos russos, que aproveitaram o show para `botar seus demônios` para fora, gerando tumultos de enormes proporções, tanto o Metallica quanto o Pantera filmaram seus shows e os usaram em clips, quem já os assistiu já viu a loucura em que os russos estavam, e a brutalidade da polícia diante da turba enfurecida.
Após esse show o Pantera entrou direto em estúdio para gravar `Vulgar Display of Power`, outro clássico, mas essa é uma história que já foi contada aqui, procura aí nos posts!
Gosto bastante de Pantera, mas apenas até o `Far Beyond Driven`, após isso, na minha opinião, o Pantera embarcou numa viagem de `peso pelo peso` que matou os grooves, que eram uma das características mais marcantes da banda.
O jeito que a banda acabou é muito triste, uma bruta falta de compreensão e muita ignorância da parte dos 2 irmãos e de Anselmo, um fim melancólico para uma das maiores bandas dos anos 90, e o absurdo assassinato de Dimebag em 2005 enterrou definitivamente qualquer chance de retorno do Pantera.
Um fim terrível para uma grande banda.
1. Cowboys From Hell
2. Primal Concrete Sledge
3. Psycho
4. Heresy
5. Cemetery Gates
6. Domination
7. Shattered
8. Clash With Reality
9. Medicine Man
10. Message in Blood
11. The Sleep
12. The Art of Shredding
DOWNLOAD
http://www.4shared.com/file/125025931/cd666701/Pantera_-_Cowboys_From_Hell__1990__By_Muro.html
Pantera – Cowboys from Hell
Pantera – Cemetery Gates
Pantera - Psycho Holiday (live from
Pantera - Cowboys From Hell (
Pantera - The Sleep demo - Dimebag pictures
Um comentário:
Pantera é a melhor banda que já existiu, pena mesmo ter terminado desse jeito. Valeu pelo link!
E outra, Dime morreu em 2004 (8 de dezembro)...
Postar um comentário