Direção: Neill Blomkamp
Roteiro: Terri Tatchell, Neill Blomkamp
Produção: Peter Jackson
Estúdio: Columbia Pictures
Elenco: Nathalie Boltt, Jason Cope, Sharlto Copley, Sylvaine Strike, Elizabeth Mkandawle, John Summer, William Allen Young, Greg Melvill-Smith
Muito bom! Na qualidade de cinéfilo inveterado adoro qualquer filme que traga algum tipo de inovação e originalidade, e ambas as qualidades estão presentes (e muito!) em `Distrito 9`!
A trama, muito bem escrita, nos dá uma idéia bem realista do que possivelmente seria o contato entre seres humanos e alienígenas, principalmente se eles chegassem aqui em condições militares/tecnológicas inferiores às nossas.
Não vou falar muito sobre a história do filme em si porque esse é o tipo de filme que quanto menos você souber da trama antes de ir assisti-lo melhor!
O filme é um verdadeiro manifesto contra o racismo, a xenofobia, e qualquer tipo de preconceito, e o fato de ele se passar na África do Sul aumenta ainda mais a força da mensagem do filme.
Além disso `Distrito 9` também traz uma denúncia explícita às mega corporações multinacionais e à maioria absoluta dos governos, que nunca hesitam em agir `fora dos padrões` para `proteger a maioria` ou simplesmente por dinheiro.
Quero destacar o primoroso trabalho do diretor Neil Blomkamp, que soube unir cenas de documentários, cenas `antigas` , coberturas de redes de televisão em `tempo real`, câmeras de vigilância, etc e tal, para narrar a história de uma maneira super inovadora, que dá um `sabor` todo diferente ao filme.
Um dos maiores `ganchos` que está sendo usado na divulgação do filme é fato de que o filme foi realizado com `apenas` 30 milhões de dólares....
O filme é baseado em uma obra anterior do próprio Blomkamp, o curta `Alive in Joburg` (2005), que é basicamente `Distrito 9` com `menos` dinheiro ainda.
O `dedão` de Peter Jackson como produtor é explícito no filme, ótimo trabalho!
Os efeitos especiais são um caso à parte, principalmente as armas alienígenas e o `transformer` que aparece no seqüência final do filme.
A caracterização da `favela` dos alienígenas em Johanesburgo também ficou ótima, adorei os nigerianos!
Juntando ficção científica, ação, drama, teorias conspiratórias, e pequenas porções de humor, afinal ninguém é de ferro (só o Tony Stark e o Colossus!), `Distrito 9` é um filmaço!
Ao lado de `A Órfã` e `Arraste-me para o inferno` esse foi o melhor filme que eu assisti esse ano, acredito que ele só não irá ser o melhor desse ano por causa de `Avatar`, que promete ser ótimo.
Te recomendo esse filme, assista no cinema!
ALIVE IN JOBURG
Nenhum comentário:
Postar um comentário