quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Devotos do Ódio - Agora Tá Valendo (1997) - Download


Formado em Recife, em 1988, por Canibal (baixo), Anselmo (guitarra), Cello (bateria) e Altamir (vocal), o Devotos do Ódio teve seu nome retirado do livro homônimo (de 1987) de José Louzeiro, cujo livro `Infância dos Mortos` foi a base para o filme `Pixote` (1981), de Hector Babenco.
O nome Devotos do Ódio foi uma sugestão de Lael, baixista da SS-20, a 1º banda punk de Recife.
Como toda banda Punk/HC o começo do Devotos do Ódio foi marcado por um entra e sai de músicos, até que a formação se firmou com Canibal, que passou a também ser o vocalista da banda, Neilton (guitarra, luthier, artista plástico/gráfico e web designer, o `cabra` é foda!) e Celo (batera).
Com essa formação começaram a tocar no circuito punk de Recife e do Nordeste e também a gravar lendárias demos, qie hoje são raríssimas, verdadeiros objetos de desejo.
Desde o começo de sua carreira o Devotos (passaram a usar esse nome em 1999) sempre se preocupou em passar mensagens de conscientização social em suas músicas, e também sempre procuraram valorizar o seu bairro, o famoso Alto José do Pinho, uma das quebradas mais violentas de Recife.
Com o advento do Abril Pro Rock o Devotos do Ódio (atração constante do evento) pode mostrar seu trabalho para o resto do país, o que resultou em alguns shows na região Sudeste, inclusive abrindo alguns shows de lançamento do CD `Afrociberdelia` (Chico Science & Nação Zumbi) em São Paulo, em 1996.
Ainda nesse ano o demo-clipe da música `Punk Rock Hardcore Alto Zé do Pinho` foi indicado par o Vídeo Music Brasil da MTV.
Com tanta divulgação o Devotos do Ódio finalmente conseguiu um contrato com a BMG, pelo qual lançaram, em 1997, o disco `Agora Ta Valendo`, produzido por Lúcio Maia (guitarrista do Nação Zumbi).
O disco trouxe um Devotos muito pesado, rápido e agressivo, mas sem esquecer a melodia e com uma ótima execução instrumental.
Me lembro de ler em uma matéria na época que os caras tinham mais de 70 músicas (!!!!) para escolher entre elas quais iriam entrar no repertório final do disco.
A tour do 1º disco durou todo 1998 e levou a banda às principais capitais brasileiras.
Em 1999 tirararam o `do Ódio` do nome e assinaram com a Rock It de Dado Villa-Lobos, pela qual lançaram o auto-intitulado `Devotos` em 2000.
Após isso passaram a lançar seus discos independentemente, `Hora da Batallha (2003)`, `Sobras da Batalha – EP (2003)` e `Flores com Espinhos para o Rei (2006)`.
Curiosidades: Desde o começo da banda Neilton se revelou um autêntico adepto da ética `Faça Você Mesmo`, fabricando seus próprios instrumentos, amplificadores, gabinetes e cases.
Além de luthier de mão cheia, Neilton também é o responsável pela parte gráfica dos CD´s e pelo web site da banda, muito bem feito por sinal!
Confirmando seu posicionamento político a banda teve papel fundamental na criação da ONG `Alto Falante`, que desenvolve ações sociais no Alto Zé do Pinho, como rádio comunitária e eventos que levam cultura, lazer e cidadania à população do bairro.
A banda possui seu próprio estúdio de gravação, montado com muita luta e esforço, no qual podem ensaiar, compor, e gravar, sem pressa.
Em 21/09/2008 o Devotos fez um grande show em comemoração aos 20 anos da banda, adivinha aonde foi o show?
Alto Zé do Pinho!
O Devotos é uma das bandas mais honestas e coerentes da cena underground brasileira, um verdadeiro exemplo para quem está começando e também para os veteranos, adoro essa banda!
Punk Rock Hardcore sabe onde é que faz?
Lá no Alto Zé do Pinho é do caralho!

DOWNLOAD

DEVOTOS DO ÓDIO - PUNK ROCK HARDCORE ALTO ZÉ DO PINHO
DEVOTOS DO ÓDIO - DIA MORTO




Nenhum comentário: