domingo, 9 de dezembro de 2012

Fundadora e editora do selo Vertigo vai deixar o cargo em 2013



Karen Berger, a editora que fundou o selo Vertigo na DC Comics  e foi a principal líder da linha em suas duas décadas de existência, vai deixar o cargo. A DC informou oficialmente que Berger sairá da empresa em março de 2013, por decisão pessoal.
Berger, que começou carreira ainda jovem na DC, em 1979, ficou responsável pelas séries de terror na editora no início dos anos 80. Deu liberdade para Alan Moore criar tramas adultas em Monstro do Pântano, o que levou a um sucesso de crítica que a transformou em contato da DC com a cena de quadrinhos britânica - onde ela passou a ir regularmente para recrutar quadrinistas. Daí vieram Neil Gaiman, Grant Morrison, Jamie Delano,Garth Ennis e Sandman, Hellblazer, Batman: Asilo Arkham e, em 1993, a Vertigo, que trouxe Preacher, Invisíveis, Transmetropolitan, Y: O Último Homem, 100 Balas, Escalpo, Vampiro Americano e uma longa lista de sucessos.
Berger diz no comunicado oficial que deseja "mudança profissional e sai em busca de novas oportunidades". A reação do mercado é outra: o Bleeding Cool  lista a importação de personagens Vertigo para o universo de heróis DC (Hellblazer, série mais longeva da Vertigo, sendo a gota d'água), as mudanças nos contratos do selo (durante um longo período, os autores mantinham boa parte dos direitos sobre as obras; com estes direitos bem reduzidos, vários pararam de trabalhar com a Vertigo), a mudança hierárquica que fez Berger reportar ao editor-chefe da DC Bob Harras e não mais à presidência da editora e a demissão do diretor de arte Richard Bruning, marido de Berger, em 2010 como motivos fortes para a saída.
A DC diz que a Vertigo ficará a cargo de "funcionários veteranos de quem [Berger] foi mentora ao longo dos anos". Will Dennis, Shelly Bond e Mark Doyle são os principais editores atuais da linha, com certo respeito no mercado. A especulação, porém, é de que a Vertigo vai deixar de existir sem sua fundadora e sem a política editorial que a DC mantinha até recentemente.


Nenhum comentário: