sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes (Sherlock Holmes, E.U.A/Reino Unido/Austrália, 2009) - Resenha

Direção: Guy Ritchie

Roteiro: Guy Ritchie, Anthony Peckham, Mike Johnson, Simon Kinberg

Produção: Susan Downey, Dan Lin, Joel Silver, Lionel Wigram

Estúdio: Warner Bros

Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Mark Strong, William Hope, Rachel McAdams, Kelly Reilly, Hans Matheson, Robert Maillet, Wiliiam Houston, Eddie Marsan, Robert Stone, David Garrick, Terry Taplin, James Fox

Ótimo filme! Embora tenha adorado `Sherlock Holmes` quero deixar bem claro que sou totalmente leigo a respeito do universo do genial detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle, portanto não tenho embasamento para apontar diferenças entre os livros, os filmes anteriores, e este longa metragem.

Sendo assim vou me ater somente aos aspectos cinematográficos de `Sherlock Holmes` nessa resenha.

Gostei bastante do estilo `moderno` que o diretor Guy Ritchie (ex-marido de Madonna) impôs ao filme, estava com um certo receio que o filme fosse ser muito de `época` e meio parado, mas não é esse o caso, muito pelo contrário!

Ao optar por modernizar a trama Ritchie a trouxe mais para perto do atual público, mas tendo o cuidado de manter os aspectos clássicos da mesma.

Ao contrário do que seria de se esperar o longa metragem não `perde tempo` contando a `origem` de Holmes, ponto a favor do filme!

`Sherlock Holmes` já começa com uma ótima seqüência e a partir daí a trama se desenvolve de uma maneira bastante fluída, e envolvente, com ótimos toques de humor tipicamente britânico em alguns momentos.

Downey Jr está ótimo no papel de Holmes, e Law não fica nem um pouco atrás como Watson, adicionando uma certa `atitude sacana` ao personagem que até um leigo como eu sabe que o original não tem.

Uma das coisas que mais me agradou no filme foi a solução visual que o diretor encontrou para mostrar como funciona o poderoso intelecto de Tony Stark, ops.....Mr. Holmes!

Li uma resenha em algum site (não me lembro qual agora) que dizia que essas `demonstrações` do raciocínio de Holmes lembram aquelas `explicações` dos desenhos e filmes de Scooby Doo, e tenho que concordar, o negócio é por aí mesmo!

Vale a pena destacar também a ótima recriação de Londres que o filme traz, sempre lemos que a cidade (uma das primeiras metrópoles) era escura, suja, esfumaçada, e é isso que é mostrado com riqueza de detalhes no filme, parabéns aos responsáveis pelo figurino e fotografia!

Como não poderia deixar de ser o roteiro deixou alguns ganchos para o inevitável `Sherlock Holmes 2`, que começará a ser gravado em breve.

Recomendo o filme a todos, assistam no cinema!

TRAILER


Nenhum comentário: