sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sam Raimi e Tobey Maguire fora da franquia Homem-Aranha!

Após uma autêntica `queda de braço` com a Sony Pictures o diretor Sam Raimi saiu (ou foi saído) da franquia `Homem – Aranha`, e o astro Tobey Maguire o acompanhou!

Alguns meses atrás Raimi anunciou que voltaria a trabalhar nos filmes do aracnídeo, chegando a falar que os episódios 4 e 5 estariam confirmados, mas quando a pré-produção do filme teve início surgiu uma `diferença criativa` entre Raimi e o estúdio: o diretor queria por que queria que o vilão do filme fosse o Abutre, e o estúdio queria um vilão mais `comercial`.

A Sony Pictures queria usar um roteiro de James Vanderbilt, que Raimi detestou, e que trazia um vilão mais `ameno`, que ao que tudo indica seria a Gata Negra.

O impasse levou à paralisação da pré-produção do filme, gerando inúmeros boatos sobre o destino da franquia, inclusive com sua data de lançamento sendo alterada e afetando o lançamento de outros filmes baseados em personagens da Marvel.

Essa semana a Sony soltou um comunicado oficial sobre o desligamento de Raimi da franquia e qual será o direcionamento dos filmes do Homem – Aranha de agora em diante.

"A Columbia Pictures e o Marvel Studios anunciam hoje que estão seguindo adiante com um filme baseado no roteiro de James Vanderbilt focado no adolescente escalador com problemas humanos e sensacionais crises de super-herói."

Amy Pascal, co-presidente do conselho da Sony, "Estamos empolgados com as possibilidades criativas que aparecem com a volta de Peter às suas raízes".

A idéia de rejuvenescer a franquia já havia sido considerada antes, em uma ocasião em que houveram dificuldades na renovação do contrato de Maguire.



Apesar de sua saída tumultuada da série Raimi optou por manter um tom diplomático em suas declarações, inclusive fazendo parte do anúncio oficial de seu desligamento "Trabalhar nos filmes de Homem-Aranha foi uma experiência de vida para mim. Antes estávamos ansiosos para realizar o quarto capítulo juntos, e agora o estúdio e a Marvel têm uma oportunidade única de levar a franquia em uma nova direção, e eu sei que eles farão um trabalho excelente".

Avi Arad e Laura Ziskin são os produtores do filme, que deverá ser lançado em 2012, ainda não foi anunciado o nome do diretor.

É uma pena Raimi sair da franquia, mas gostei bastante da atitude dele, que é realmente um fã de quadrinhos e sempre lutou bastante contra os famigerados executivos dos estúdios (que sei lá por quais cargas d´água insistem em descaracterizar os personagens nas adaptações cinematográficas) para deixar os filmes do cabeça de teia fiéis às HQ´s.

Ele teve que `engolir` o Venom em `Homem-Aranha 3` por causa de uma decisão unilateral da Sony Pictures, e não estava nem um pouco disposto a repetir a dose no próximo filme.

Gostei mais ainda da atitude de Maguire de também abandonar a franquia junto com Raimi, já li algumas entrevistas em que ele reconhece o fato de que foi Raimi que lhe deu a grande chance de sua carreira ao escolhe-lo para ser Peter Parker, e também já li entrevistas em que Raimi assume um certo ar `paternal` em relação à Maguire, ao que tudo indica os dois são amigos mesmo, algo raríssimo no jogo pesado de milhões de dólares que são as franquias baseadas em personagens da Marvel.



Quanto aos próximos filmes de Raimi, ele tinha um projeto em andamento com a Columbia Pictures (que faz parte da Sony), uma adaptação do livro `The Given Day` de Dennis Lahane, que trata do final da 1º Guerra Mundial e da gripe espanhola.

Mas devido à forma de sua saída de Homem-Aranha é bastante difícil imaginar Raimi e a Sony trabalhando juntos em um futuro tão próximo.

O filme baseado no livro de Dennis Lahane parece ter um bom potencial, mas o que realmente interessa aos fãs de Raimi é o projeto que ele está desenvolvendo já há algum tempo com a Warner Brothers: um filme baseado em World of Warcraft!!!!!!

"O foco é adaptar o jogo, não uma história previamente escrita dentro daquele universo. Poderemos escolher algo que englobe terrenos e personagens dali, mas nossa história pode ou não ser sobre esses personagens centrais. Queremos ser fieis ao game. E Robert Rodat cuidará dessa história inédita que soará como uma aventura ambientada em WoW. A diferença é que se expande e se traduz para o mundo do cinema" Sam Raimi.



Nenhum comentário: