sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A Orfã (Orphan, E.U.A, 2009) - Resenha

Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: David Johnson
Produção: Leonardo DiCaprio, Joel Silver
Estúdio: Warner Bros.
Elenco: Vera Farmiga, Peter Sarsgaard, David Fine, Isabelle Fuhrman, Lorry Ayers, David Leonard, Skye Peters, Cassie Farren, Scott Dunn, Sam Carmichael

Bom filme! Gosto bastante das produções da Dark Castle Entertaiment, e com `A Órfã` eles mantiveram o bom nível de seus filmes.
Sempre que vou ao cinema gosto de ler algumas resenhas sobre o filme que vou assisir, para ter uma idéia do que me espera, mas nunca me baseio 100% nas resenhas para assistir ou não a um filme, se tivesse esse costume não teria ido ao cinema assistir `A Órfã`, pois quase todas as críticas que eu li `desceram o pau` no filme.
Sou um cinéfilo inveterado desde moleque, e de uns tempos pra cá estou notando que os filmes de que eu estou gostando, com raríssimas exceções, são sempre malhados pelos `críticos`, o que será que está acontecendo?

Adorei `A Órfã` achei ele um filme de certo modo até ousado, por tocar no dogma ocidental da pureza das crianças, já houveram outros filmes com crianças `assassinas` mas nenhum tão violento quanto esse aqui.
A trama narra a história de Esther, uma pequena órfã russa que é adotada por uma família traumatizada pela perda de uma filha ainda na barriga da mãe.
No começo do filme Esther parece ser uma garotinha normal, embora um tanto excêntrica, com dificuldades para se adaptar a seu novo ambiente, mas com o passar do tempo, pequenos (às vezes não tão pequenos!) acontecimentos vão mostrando que há algo no mínimo estranho no comportamento de Esther.
Por coincidência havia lido uma Super Interessante especial sobre psicopatia (coloquei ela para ser baixada aqui essa semana, olha a auto propaganda!) um dia antes de ir assistir `A Órfã`, então quando as maldades começaram percebi que ela estava demonstrando todos os sintomas clássicos de um psicopata, a manipulação, o sangue frio, etc...
Gostei bastante do roteiro do filme, muito bem feito, bem amarrado, e com uma `surpresa` daquelas!

Embora por causa de um pequeno detalhe no filme eu tenha praticamente `matado` o `segredo` de Esther, a `surpresa` me agradou bastante, e deu uma explicação mais ou menos lógica para a maldade de Esther.
Seria muito fácil fazer Esther ser um demônio ou algo assim, ao descartar uma explicação `sobrenatural` o roteirista fez um golaço!
Outra coisa que me agradou bastante em `A Órfã` foi o ritmo do filme, a história é contada de uma forma detalhada, sem pressa.
Não vou falar mais sobre o enredo do filme aqui sob o risco de `estragar` o filme para quem for assisti-lo, basta dizer que, na minha opinião, `A Órfã` é um dos melhores filmes de suspense dos últimos anos!
Se você gosta de filmes de suspense assista `A Órfã`, de preferência no cinema!

TRAILER


Nenhum comentário: