domingo, 17 de maio de 2009

X-Men Origens: Wolverine (X-Men Origins: Wolverine, E.U.A, 2009)


Direção: Gavin Hood
Roteiro: David Benioff
Produção: Avi Arad, Hugh Jackman, Lauren Shuller Donner, John Palermo
Estúdio: 20th Century Fox
Elenco: Hugh Jackman, Liev Schreiber, Ryan Reynolds, Danny Huston, Lynn Collins, Kodi Smith-McPhee, Will.i.am, Taylor Kitsh, Dominic Monaghan, Scott Adkins

Desisto, jogo a toalha, nunca mais espero nada de bom de um filme baseado em personagens da Marvel que não seja realizado pela própria Marvel.
E o pior de todo esse meu grilo é o fato de que `Wolverine` não é um filme ruim, pelo contrário, o que me grilou é o grau de descaracterização que esse filme atingiu, já vi muitos filmes toscos baseados em personagens da Marvel, mas esse aqui barrou todos, com mais de 30 anos de cronologia com ótimas tramas e sagas do Wolverine os produtores optaram por pegar um tiquinho de nada de `Origem`, mais uma pitadinha de `Arma X` e covardemente fazer um filme que simplesmente ignora os fãs de HQ e tem como público alvo os fãs da trilogia dos X-Men no cinema.
Vendo por esse lado o roteiro é bom e cumpre seu papel porque ele consegue amarrar várias pontas soltas dos filmes, inclusive algumas anteriores ao primeiro longa-metragem, o que é sempre difícil de se fazer.
O filme começa bem, com alguns pequenos (e bota pequenos nisso) detalhes de `Origem`, e daí parte para mostrar a participação de Wolverine e Dentes-de – Sabre na guerra civil estadunidense, na 1º guerra mundial, na 2º guerra mundial, no Vietnã....
Depois disso em uma muito mal desenvolvida situação os irmãos (é isso mesmo, você leu certo.......) Logan e Victor se desentendem e se tornam inimigos mortais.
E é isso aí a trama do filme, com mais alguns plots e subplots pra lá de toscos, com um roteiro raso que nunca deixa claras as motivações dos personagens.
O que mais grila qualquer fanático por quadrinhos é a maneira como o potencial fantástico que esse filme tinha foi completamente destruído por decisões executivas do estúdio , a coisa chegou ao ponto de extensas refilmagens serem feitas após o diretor Gavin Hood entregar a montagem final do filme para a 20th Century Fox.
O que tinha tudo para se tornar um ótimo filme explorando a natureza psicótica e o passado misterioso de Logan se tornou um simples filme de ação, com cenas e cenas mais cenas `adrenalina`, até que bem feitas, mas em sua maioria sem sentido.
Não quero nem falar muito do final do filme, em que um irreconhecível Deadpool aparece, desde quando o Deadpool solta rajadas óticas? Tem lâminas retráteis? Não fala?
Como eu vi em uma comunidade do Deadpool no Orkut, `O maior tagarela da Marvel sem boca?!!?`
Rolaram muitos boatos de que as refilmagens feitas em `Wolverine` seriam para aumentar o peso de Deadpool na trama com vistas a um possível filme solo dele no futuro, se era isso que os `executivos que nunca leram uma HQ na vida` queriam o tiro saiu pela culatra, com a zorra que eles aprontaram com o personagem no filme vai ser difícil fazer um filme ao menos `coerente` com ele como personagem principal.
Vários personagens queridos aos fãs (de verdade, dos quadrinhos) dos X-Men aparecem durante o filme, mas quase todos são muito mal aproveitados, entram e saem do filme sem dizer a que vieram.
A única exceção é o Gambit, que por incrível que pareça ficou mais ou menos fiel às HQ´s, tirando os seus poderes acrobáticos dignos de Peter Parker.
E para `fechar com chave de ouro` a baderna, a explicação que o filme apresenta para a falta de memórias passadas de Wolverine é uma das coisas mais estúpidas que eu já vi em um filme!
E para piorar tudo o cinema em que eu fui assistir o filme estava exibindo uma cópia dublada de `Wolverine`....
A continuação de `X-Men Origins: Wolverine` já foi confirmada, e já foi anunciado que agora a 20th Century Fox irá `mutilar` as aventuras de Logan no Japão.....
Esperava muito, mas muito mesmo desse filme, mas quando vi o Ciclope em um trailer comecei a ficar desconfiado, e quanto mais eu lia sobre a produção mais ficava certo que o filme não seria lá essas coisas, infelizmente não gostei do filme, assista por sua conta e risco!
TRAILER


Nenhum comentário: