sábado, 2 de maio de 2009

Gran Torino (Gran Torino, E.U.A, 2008)

Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Nick Schenck
Produção: Clint Eastwood, Robert Lorenz
Estúdio: Warner Bros.
Elenco: Clint Eastwood, Geraldine Hughes, Cristopher Carley, Bee Vang, Ahney Her, Brian Haley, Dreama Walker, Brian Howe, John Carroll Lynch, William Hill
Grande filme, adorei `Gran Torino`!
Nunca fui fã de Clint Eastwood, mas estou acompanhando e gostando bastante dos filmes que ele vem lançando como diretor, e nos quais eventualmente atua.
Seus filmes são sempre caracterizados por um alto apuro técnico e muito bom gosto, e `Gran Torino` mantém o ótimo nível dos filmes anteriores de Eastwood como diretor.
O filme nos mostra a vida de Walter Kowalski, um veterano da Guerra da Coréia, atolado em um mar de rancor por causa das coisas que ele viu e teve que fazer na guerra, e cego por uma xenofobia que o impede de ver seres humanos de lugares e raças diferentes como iguais a ele.
Totalmente isolado de sua família, Kowalski se torna mais e mais solitário, principalmente após a morte de sua mulher, e por uma ironia do destino uma família Hmong (etnia asiática que lutou ao lado dos estadunidenses na guerra do Vietnã) se muda para a casa ao lado da de Kowalski.

Numa situação totalmente atípica Kowalski se torna o `protetor` de seus vizinhos orientais, com os quais inicia um estreito relacionamento, em que finalmente encara seus erros do passado e aprende a respeitar pessoas de cor/nacionalidade diferentes da sua, mas sem perder sua pose de `durão`!
Uma situação até um pouco previsível coloca o filme em seu ato final, no qual com maestria Eastwood surpreende os espectadores com um final inesperado.
É exatamente aí que está um dos trunfos do filme, quando tudo indica que vai rolar um clichê bem `cinemão` a solução encontrada por Eastwood é totalmente inusitada, ótimo final.
Tive alguns problemas com o começo do filme porque a coisa que eu mais odeio no mundo é racismo, e acontecem várias demonstrações de racismo entre os personagens no começo do filme, mas segurei a onda porque sabia que `Gran Torino` é um filme sobre redenção.
Quero destacar a gatíssima Ahney Her, no papel da Hmong Sue, e as ótimas `máximas` que Kowalski solta durante o filme, minhas duas preferidas: `É melhor beber com estranhos que beber sozinho` e `Estamos num bar, peça uma bebida de homem!`.
Um filme da mais alta qualidade, após um começo meio cambaleante 2009 está bem servido de bons filmes, assista no cinema!


AHNEY HER

TRAILER



Nenhum comentário: