Periferia S/A = Formação original do Ratos de Porão!
No final de 1981 os amigos Jão (guitarra/vocal), Jabá (baixo) e Betinho (bateria), todos da Vila Piauí, zona oeste de São Paulo, montaram o Ratos de Porão para fazerem parte do então efervescente punk paulistano.
Nas palavras de Jão “Nós criamos o RATOS DE PORÃO em novembro de 81, depois de ir num encontro punk que rolou com umas bandas da época, como Inocentes, Olho Seco e Cólera”, “A gente já tinha idéia de montar a banda desde 1980, mas não tínhamos instrumento, não tínhamos nada. A primeira bateria nós compramos em uma igreja de crente, depois descolamos baixo e guitarra.”
Essa formação tocou em vários shows e festivais históricos da época, mas não durou muito pois Betinho saiu da banda, li em algum lugar, muito tempo atrás, que ele `teve` que sair da banda pois se casou com apenas 16 anos, e a pressão das famílias (dele e da esposa) foram grandes em cima dele, aquele velho lance da `tradicional família brasileira`, esse negócio de banda de rock não dá dinheiro, você tem que cuidar da sua mulher, blá blá blá ad nauseam, eterno.....
Jão e Jabá acharam outro batera e continuaram sua caminhada no underground, com a entrada de João Gordo nos vocais o R.D.P escreveu de maneira definitiva seu nome no punk nacional.
Muita água passou por baixo da ponte, Jabá foi `saído` da banda por volta de 1993 e Jão continuou firme no seu posto de único membro `carteirinha 00` do R.D.P.
Sempre que era perguntado sobre o paradeiro dos outros membros originais do R.D.P Jão dizia que eles estavam bem, mas afastados da música, então foi uma surpresa quando em 2004 eles decidiram fazer alguns shows com o nome de Ratos da Periferia, tocando apenas músicas da formação original.
A princípio a banda só tocava em festas de amigos e fazia participações e aberturas em shows do próprio R.D.P, mas o negócio foi embalando e os veteranos decidiram montar uma banda para valer, o Periferia S/A!
Logo conseguiram um contrato com a Red Star Recordings, entraram em estúdio e gravaram 16 músicas próprias, 3 delas composições originais de 1982 que não foram gravadas pelo R.D.P na época, e 2 covers, `Reality`, do The Zeros, e `Wild Weekend`, do Chron Gen.
Quem acompanha o blog já percebeu que eu sou meio `doente` pelo R.D.P, adoro essa 1º formação, os caras tinham uma sonoridade e um pique típicos da época, essas bandas da primeira geração do punk nacional são f...s!
Os caras estavam tocando punk/hc em plena ditadura militar, tocando em buracos com aparelhagem tosca, muitas vezes com shows sendo encerrados pela PM, desbravando e pavimentando os caminhos para a cena Punk/HC de hoje!
`Periferia S/A` é um disco histórico, com um valor enorme, baixe e curta o som dos 3 malucos da Vila Piauí, que sem querer querendo escreveram uma parte da história do movimento punk no Brasil!
01. Facit Indignatio Versum
02. Eles
03. A Farsa do Entretenimento
04. Segunda-feira
05. Devemos Protestar
06. Recomeçar
07. Maria Mole
08. Festeja
09. Tinguá
10. Fissura
11. Não Sei
12. Padre Multimídia
13. Peão/Tostão
14. Destruição
15. O Ataque das Testemunhas de Jeová
16. Somos Vítimas
17. Reality
18. Wild Weekend
DOWNLOAD
http://www.megaupload.com/?d=2E6CA3H1
Periferia S.A. (Hangar110) Farsa do Entretenimento
Periferia
Um comentário:
Esse disco é muito bom, curto RDP desde 1995, parabéns ao Jão, Jaba e o Betinho.
O Crucificado pelo Sistema é meu disco de cabeceira, afinal é um disco histórico.
Ratos é a melhor banda de rock de SP e uma das melhores do mundo eu admiro muito a energia desses "véinhos".
Postar um comentário