A revista de estreia do Super-Homem, o primeiro dos super-heróis, publicada em 1938, foi vendida recentemente num leilão pelo valor recorde de um milhão de dólares.
Não se trata de uma cópia qualquer de Action Comics #1, e sim de uma edição que faz parte da Coleção Kansas City, uma das mais antigas coleções de quadrinhos dos Estados Unidos, e cujas revistas são consideradas por terem pedigree.
Existem apenas três outras cópias de Action Comics #1, com pedigree, todas de coleções famosas, como a Edgar Church - Mile High Comics, por exemplo.
São quatro os critérios para que uma revista em quadrinhos tenha pedigree, de acordo com as regras do Comic Book Pedigree:
1 - Origem - Uma coleção com pedigree tem que ter sido criada por apenas um indivíduo, que comprou as revistas nas bancas na época do lançamento das mesmas.
2- Qualidade - O estado das revistas da coleção deve ser de alta qualidade, com uma classificação média de 8.0 no índice do CGC (Certified Collectibles Group - Comics Guaranty).
3- Abrangência - Uma coleção de pedigree tem de ter um grande volume de edições raras e importantes, ou abranger um período grande de um único titulo, gênero ou editora.
4- Aceitação do Mercado - O CGC e os colecionadores têm que continuar reconhecendo o nome da coleção e o pedigree de uma revista após a sua venda inicial.
A edição leiloada no ComicConnect (um braço da Metropolis Comics) foi classificada pelo CGC com um índice de 8.0 (numa escala de zero a dez), e a coloração do papel ainda está quase branca, não amarelou.
Fonte: Universo Hq http://www.universohq.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário