sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Besouro (Brasil, 2009) - Resenha

Direção: João Daniel Tikhomiroff

Produção: Vicente Amorim, Daniel Filho, Caíque Martins Ferreira,

Eliane Ferreira

Roteiro: Patrícia Andrade, João Daniel Tikhomiroff

Estúdio: Mixer, Miravista, Globo Filmes, Teleimage



Maravilhoso, adorei Besouro!

Desde que vi o trailer estava ansioso para assistir esse filme, aqui em Goiânia ele só estava passando nos cinemas localizados em shoppings, que são bem caros, totalmente fora do meu orçamento.

Mas um dos cinemas do centro fez uma `semana de cinema nacional` e exibiu `Besouro` em duas sessões diárias, com o ingresso a R$ 6,00, ainda bem!

Sou totalmente suspeito para falar sobre esse filme porque amo, adoro Capoeira e também tudo relacionado aos Orixás.

`Besouro` é livrememente baseado na vida de Besouro Macangá (Manoel Henrique Pereira 1895 - 1924) um baiano que morreu no começo do século passado e é considerado um dos maiores capoeiristas de todos os tempos, sendo até hoje cantado em várias ladainhas de capoeira.

O homem era `arretado` brigão e farrista, tendo vários e vários `causos` cabulosos contados até hoje, são famosos seus quebra paus com a polícia de Santo Amaro da Purificação.

Macangá foi assassinado na flor dos 20 anos, com uma faca de ticum (um tipo de madeira) que a crendice popular dizia que era a única arma capaz de matar alguém com o `corpo fechado`.

Para coreografar as cenas de luta foi chamado o super competente Huen Chu Ku, coreógrafo de `O Tigre e o Dragão` e `Kill Bill`, precisa falar mais alguma coisa ou tá bom?



LAROIÊ EXU!!!

As cenas coreografadas por ele ficaram ótimas, um prato cheio para quem gosta de capoeira, com vários e vários golpes de difícil execução.

O diretor se preocupou em mostrar a realidade brutal da vida dos negros no recôncavo baiano no início do século XX, recém saídos da escravidão e tratados como animais.

A reconstituição histórica ficou perfeita, e a fotografia também, explorando todo o potencial da belíssima paisagem do interior baiano.

A maioria da imprensa está `descendo o pau` no filme, realmente `Besouro` tem o roteiro uma tanto quanto fraco, e algumas falhas gritantes, mas tem seus méritos também...

Os Orixás são um espetáculo à parte, uma verdadeira festa para quem gosta do assunto, com o destaque total para Exu e as minhas queridas, amadas e adoradas Oxum e Iansã.


A Capoeira e o Candomblé foram retratados de forma absolutamente fiel em `Besouro`, se por um lado isso é ótimo por outro lado isso talvez torne o filme meio complicado para alguém que não conheça ao menos um pouco de Capoeira e Candomblé.

Dá gosto ver um filme nacional com essa qualidade, todos os envolvidos realmente deram o melhor de si para a realização do filme.


Uma coisa de que eu gostei muito no filme foi o fato de não haver nenhum ator conhecido, quase todos os atores são iniciantes.

Adorei o final com o `besourinho` grilado, saí gritando do cinema e fui encher a cara, culpa do Besouro!

Se você se interessa (ou gosta de) por Capoeira ou Candomblé, ou se você gosta de cinema nacional te recomendo `Besouro`!


TRAILER




















Nenhum comentário: