segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Enterrado Vivo (Buried, Espanha, 2010) – Resenha

Direção: Rodrigo Cortés

Roteiro: Chris Sparling

Produção: Adrián Guerra, Peter Safran

Elenco: Ryan Reynolds

Há muito tempo eu não resenhava um filme aqui, basicamente por que me enchi de ficar correndo atrás de fichas técnicas e coisas do tipo para fazer o lance corretamente, e também por que depois de algumas resenhas vai ficando cada mais difícil achar maneiras diferentes de faze-las sem cair nos mesmos chavões e clichês.

Mas `Enterrado Vivo` me bateu tão forte que eu TINHA que escrever sobre ele.

Não tinha o menor conhecimento da existência desse filme até uns poucos dias atrás, mas quando li algo sobre ele e vi o trailer me interessei no mesmo minuto.

Aqui em Goiânia ele só está em cartaz em um shopping na zona noroeste, o Portal Shopping, bem distante de onde moro, mas como estava morrendo de vontade de ver o filme encarei a viagem de buzão!

´Enterrado Vivo´ conta a história de Paul Conroy, um estadunidense típico que foi trabalhar no Iraque como motorista de caminhão para uma empresa que presta serviços para o exército, tudo corre bem até o dia em que o comboio em que ele está é atacado por insurgentes iraquianos e ele acorda dentro de um caixão, enterrado!

O diretor espanhol Rodrigo Cortés foi muito feliz em seu longa metragem de estréia, pois conseguiu imprimir um estilo bastante original ao filme, a ação toda se passa dentro do caixão, e Ryan Reynolds é o único ator em cena!

Toda a trama se desenvolve através de telefonemas que Paul faz e recebe de dentro do caixão, ligações que nos permitem saber um pouco de seu passado e de suas motivações, e que também nos mostram o descaso que as grandes corporações, os políticos, e os militares, tem pelas vidas dos cidadãos comuns, vistos por eles apenas como carne barata descartável, massa de manobra ou fonte de lucros.

O clima do filme é totalmente claustrofóbico, sensação aumentada pela escuridão da sala de cinema, e com o passar do tempo da película eu comecei a realmente me identificar com o personagem, a torcer para que ele conseguisse sair daquela situação desesperadora.

O tempo passa e ninguém com quem Paul entrou em contato toma uma atitude concreta para pagar o resgate exigido pelos seqüestradores, que o pressionam cada vez mais, o levando a tomar uma atitude drástica.

Será melhor eu parar por aqui para não estragar a diversão de quem for assistir o filme no cinema, vou apenas falar que toda a originalidade e inovação que ocorrem durante o filme chegam a seu ápice no final, que irá agradar alguns e enfurecer outros.

Como cinéfilo inveterado não tem como eu não `adorar` um filme como `Enterrado Vivo`, o cinemão anda numa mesmice tão grande que qualquer filme que ouse um pouquinho que seja se destaca, e a ousadia aqui não foi pequena, foi enorme!

Corajoso, inovador, um ótimo filme, para mim `Enterrado Vivo` é o melhor filme de 2010!

Logo que conseguir um link postarei ele aqui.

Assista no cinema!

Nenhum comentário: