terça-feira, 23 de março de 2010

A morte de Dina Di

Faleceu na madrugada do dia 20/03 a rapper Dina Di (Viviane Lopes Matias), uma das mais antigas e influentes MC´s femininas do Brasil.

Recentemente ela havia dado à luz uma menina (Aline), sua segunda filha, mas teve complicações pós parto, que a levaram a ter que ficar internada por 10 dias, ocasião em que contraiu infecção hospitalar, que infelizmente evoluiu para infecção generalizada, causando sua morte.

À frente do Visão de Rua Dina Di teve uma carreira gloriosa e vencedora, levando a bandeira do Rap Feminino em um país tão machista e preconceituoso, sendo exemplo e inspiração para milhares de minas pelo país inteiro se envolverem com o Hip Hop.

Viviane teve uma vida marcada por tragédias, desde a mais tenra idade, mas soube ter força de vontade para lutar contra todos seus problemas e não se entregar ao caminho (não tão) fácil do crime e da prostituição.

Preferiu acreditar na arte, e lutar tendo a música como arma para alcançar seus objetivos e ser alguém.


Tive a oportunidade de ver um show do Visão de Rua aqui em Goiânia no longínquo 1995, no Martim Cererê (??!!!??), onde por incrível que pareça shows de rap eram realizados até mais ou menos 1996/97.

Pude trocar algumas palavras com ela no dia do show, super gente fina e simpática, além de muito carismática.

Sua voz forte, levadas cabulosas, letras pesadas, e o já citado carisma, enfim, o legado do Visão de Rua, agora fazem parte da história do rap nacional.

Fica aqui minha homenagem a essa verdadeira guerreira do rap nacional e meus pêsames à família e aos amigos, descanse em paz Dina Di.



Dina Dee-Mente Engatilhada

VISÃO DE RUA - IRMÃ DE CELA

Visão de Rua - Confidências de uma Presidiaria

Nenhum comentário: