Joe Kubert nasceu no dia 18 de setembro de 1926, na cidade
de Yzeran, no sudeste da Polônia - um local que hoje faz parte da Ucrânia -,
mas aos dois meses de idade seus pais partiram para os Estados Unidos e
passaram a morar no Brooklyn, em
Nova York.
Encorajado pelos pais, começou a desenhar aos nove anos, e a
primeira vez em que recebeu para isso - fazendo trabalhos para a MLJ
Publications (a precursora da Archie Comics) - tinha por volta de 12
anos. Na época, o trabalho lhe rendeu cinco dólares por página ilustrada.
Ele foi aluno da High School of Music and Art, em Nova York , e trabalhou,
em 1939, no estúdio de Harry A. Chesler. Nessa época, já colaborava com as
revistasSmash Comics, Police Comics e Speed comics, da editoraQuality
Comics, e já havia arte-finalizado o lápis de artistas como Jack Kirby, Lou
Fine e Mort Meskin.
A partir daí, passou a fazer cada vez mais trabalhos até
começar na DC Comics, durante a década de 1940, quando ilustrou 50 páginas
de Os Sete Soldados da Vitória para a revista Leading Comics #8.
Apesar da maior parte dos seus trabalhos da década de 1940
ter sido para a DC - dentre os mais conhecidos estão as aventuras do
Gavião Negro - , Kubert também colaborou com outras editoras, como MLJ, Quality
Comics, Avon, Fiction House, Timely (que posteriormente se
tornaria a Marvel comics) e Holyoak, para a qual produziu a sua
primeira história mais pessoal, Volton, publicada na revista Cat
Comics.
Na Holyoak, também ilustrou histórias de Flagman, Alias
X e Besouro Azul.
Entre 1951 e 1952, esteve afastado dos quadrinhos, pois
estava alistado numa unidade do exército, que atuava na Alemanha.
Em 1952, se tornou editor da St. John Publications e
criouTor, na revista 1,000,000 Years Ago! #1. Tor foi
republicado pela Eclipse Comics e, na década de 1990, pela DC
Comics,Epic Comics e Atomeka Press.
JOE KUBERT SCHOOL OF CARTOON AND GRAPHIC ART
Em 1955, voltou para a DC Comics e, em Our
Army at War # 32, deu vida ao Sargento Rock. Outro herói criado por Kubert (e
Robert Kanigher) nesse ano, foi o Príncipe Viking, em The Brave and the
Bold # 1. Aliás, quadrinhos de guerra estavam entre os principais gêneros
produzidos pelo artista, como Enemy Ace e G.I. Combat (revista
na qual desenhou diversos personagens, como o Tanque Mal-Assombrado).
No final da década de 1950, Kubert voltou a desenhar O
Gavião-Negro, criando alguns de seus trabalhos mais memoráveis com o herói.
Kubert produziu Tales of the Green Beret em 1965. Era
uma série de tiras feitas para o jornal Chicago Tribune, durante a Guerra
do Vietnã, com enredos do escritor Robin Moore (de Os Boinas-Verdes eThe
French Conection, livro que inspirou o filme Operação França). O material
foi publicado até 1968. Também colaboraram com a tira, o escritor Howard Lyss e
o desenhista John Celardo, que assumiu a arte após a saída de Kubert, em 10 de
janeiro de 1968.
Entre 1967 e 1976, ele foi diretor de publicações da DC,
supervisionando diversos títulos e lançando uma revista do Tarzan, em 1972,
cuja numeração continuava do ponto no qual a editora Gold Keyhavia parado.
Em setembro de 1976, após sair da DC Comics, fundou a Joe Kubert School of
Cartoon and Graphic Art, uma das escolas de arte mais famosas dos Estados
Unidos, que se tornou referência na formação de profissionais da nona arte e
responsável por revelar diversos desenhistas ao longo das últimas décadas.
Embora ocupado com as atividades da escola, Kubert ainda
desenhava ocasionalmente, fazendo algumas tiras das séries Big Ben Bolt (posteriormente
substituído por Gray Morrow), Terry e os Piratas (criada por Milton
Caniff) e Rocky.
Em 1991 ele voltou a publicar quadrinhos, arte-finalizando
uma história do Justiceiro, desenhada por seu filho, Andy Kubert; e criou
Abraham Stone, para a Malibu Graphics. Dois anos depois, lançou a graphic
novel Fax from Sarajevo, que se originou a partir de faxes trocados com o agente
do mercado de quadrinhos Ervin Rustemagić durante o cerco sérvio à cidade de
Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegóvina.
Rustemagić e sua família tiveram casa e posses destruídas, e
viveram dois anos e meio nas ruínas de um prédio se comunicando com o mundo
exterior por meio de fax. Kubert, um amigo e cliente de Rustemagić, foi um das
pessoas a receber essas mensagens.
Em 2001, ilustrou Imagine Batman de Stan Lee, e dois
anos depois produziu uma graphic novel inédita do Sargento Rock para
o selo Vertigo, chamada Sgt. Rock: Between Hell and a Hard
Place , que teve roteiro de Brian Azzarello.
Ainda em 2001, foi lançada uma edição de Tex Gigante,
da Sergio Bonelli Editore, com arte de Kubert e enredo de Claudio Nizzi.
Entre 2003 e 2005, produziu duas graphic novels, Youssel,
19 de abril de 1943 e Jew Gangster.
Em 2005, começou a colaborar com a revista do exército
estadunidense PS Magazine, título no qual também trabalhou Will Eisner.
Kubert foi um dos
mais famosos e influentes artistas da Era de Ouro dos quadrinhos. Ele
era um dos poucos remanescentes daquela época ainda vivo e em atividade.
Dentre os prêmios que ganhou, estão os Alley Award, National
Cartoonist Society Award,Eisner Award e Harvey Award. Ele também
integra o Hall da Fama dos prêmios Eisner eHarvey.
Além disso, dois de seus cinco filhos, Andy e Adam Kubert,
estudaram na escola do pai e se tornaram dois respeitáveis nomes da indústria
de quadrinhos dos Estados Unidos, tendo feito diversos trabalhos para Marvel e DC.
O último trabalho de Joe Kubert foi feito em parceria com
seu filho Andy. Os dois estavam ilustrando a minissérie Before Watchmen:
Coruja. Para outubro deste ano, a DC tem planejado o lançamento de
uma antologia em seis edições chamada Joe Kubert Presents, que trará
aquele que - provavelmente - é o último trabalho produzido por ele.
Não deixe de ler também uma entrevista exclusiva que o autor
concedeu ao Universo HQ em 2002, intitulada Joe Kubert:
Um mito do mundo dos quadrinhos, na qual ele falou sobre suas influências,
carreira e curiosidades.
Por Samir Naliato e Sérgio Codespoti
Fonte: Universo HQ http://www.universohq.com.br
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