terça-feira, 5 de junho de 2012

DC Comics confirma Alan Scott como personagem homossexual

 Como já era esperado, a DC Comics confirmou oficialmente que Alan Scott, o Lanterna Verde original, é o personagem que será apresentado como homossexual. A revelação acontece na segunda edição da revista Earth 2, à venda nos Estados Unidos - nas versões impressa e digital - no próximo dia 6 de junho.
As histórias da revista se passam em uma realidade paralela na qual Superman, Mulher-Maravilha e Batman morreram ao defender a Terra de uma invasão alienígena e Alan Scott será não só o único Lanterna Verde do mundo, mas também o maior herói do planeta. Farão parte do título outros heróis clássicos da Era de Ouro, como o Flash original.
A transformação de Alan Scott em Lanterna Verde acontecerá na terceira edição, a ser publicada em julho.
 De acordo com a editora, esse é mais um passo na iniciativa, tomada no ano passado, de reintroduzir ao público seus personagens de uma nova maneira e atualizá-los para os tempos modernos, a fim de refletir o mundo em que vivemos. Embora agora ele seja gay, sua sexualidade será parte de uma personagem multifacetada. Alan Scott é mais jovem e terá um novo uniforme.
"Tenho muito orgulho de introduzir Alan neste novo mundo. Ele era meu personagem preferido da Era de Ouro e estou muito animado por apresentá-lo em um mundo contemporâneo", disse o escritor James Robinson. "Ele continua sendo o mesmo cara dinâmico e heroico que sempre foi. Sua sexualidade é apenas uma faceta dele, junto com sua inerente bondade, valores, carisma e habilidade de liderança que o faz ser perfeito para empunhar a luz verde na Terra 2."
A notícia repercutiu em diversos meios de comunicação. Para o jornal New York Times , Robinson relembrou como aconteceu a decisão de torná-lo homossexual, ainda na fase em que estavam alinhando os planos para a nova revista. "Um dos lados ruins em rejuvenescer Alan Scott era que não teríamos mais o Manto Negro, filho gay dele. Imediatamente sugeri transformar Alan em gay".
A sugestão foi aceita pela equipe editorial da DC e, assim, a decisão foi tomada.

O escritor frisa ainda que o personagem não "sairá do armário". Nessa nova realidade, ele sempre foi gay e nunca fez questão de esconder sua orientação sexual das pessoas. Não haverá grande chamada de capa nem uma declaração feita pelo personagem durante a história, ele apenas será visto com o seu namorado e isso ficará claro.
E uma curiosidade: a capa da edição apresenta Flash, não o Lanterna Verde.
Robinson também afirmou que os fãs verão mudanças em outros personagens, incluindo mudanças raciais e de gêneros. E mais um personagem gay aparecerá, entretando o autor não quis dar detalhes, já que ainda vai demorar um pouco para aparecer.
Para saber mais sobre Alan Scott e a diferença dele para a versão mais moderna e conhecida do Lanterna Verde (Hal Jordan, integrante da Liga da Justiça e membro da Tropa dos Lanternas Verdes), leia a notícia publicada pelo Universo HQ semana passada, adiantando o anúncio da editora.


Fonte: Universo HQ http://www.universohq.com.br

Nenhum comentário: