segunda-feira, 7 de maio de 2012

Os Vingadores (The Avengers, E.U.A, 2012) – Resenha

Direção: Joss Whedon
Roteiro: Zak Penn, Joss Whedon
Elenco: Robert Downey Jr, Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Torn Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smulders, Stellam Skarsgård, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany, Alexis Denisof, Tina Benko
 Magnífico, soberbo, maravilhoso! Não tenho adjetivos suficientes para expressar o quanto eu amei esse filme!
Após meses e meses de espera e ansiedade acompanhando cada mínimo detalhe sobre a produção do filme eis que chega o grande dia, 27 de abril de 2012, estréia de Os Vingadores no Brasil, uma semana antes da estréia nos E.U.A!
Todas, ou melhor quase todas, minhas expectativas em relação ao filme foram satisfeitas de uma maneira absolutamente positiva.
 Antes de entrar na resenha do filme quero destacar o absolutamente competente trabalho de Joss Whedon na direção do filme, uma verdadeira declaração de amor aos personagens da Marvel! Sem dúvida nenhuma um filme feito por um fã para outros fãs!
Estou lendo o primeiro arco dele como roteirista dos X-Men, a saga Supreendentes X-men, e a medida que eu vou lendo estou me tornando seu mais novo fã, ele já está quase entrando para o meu panteão de roteiristas preferidos, ainda mais depois desse filmaço!
  Após ter que suportar tantas adaptações pavorosas de personagens da Casa das Idéias nos últimos anos (tenho raiva até hoje das escarificações do Noturno em X-Men 2!), somos brindados/premiados com um trabalho feito por um de nós, extremamente fiel aos quadrinhos!
A trama do filme é baseada na primeira aparição dos Vingadores em 1963, um imortal trabalho de Stan Lee e Jack Kirby, claro que com adaptações para os dias de hoje. Adaptações em sua maior parte baseadas nos primeiros arcos de histórias da versão Ultimate dos Vingadores, Os Supremos.
Aliás o universo que a Marvel criou nos cinemas mescla de maneira magistral os universos 616 (tradicional) e Ultimate.
Como nos quadrinhos originais um plano maligno de Loki para dominar a Terra gera conseqüências de tamanhas proporções que nenhum herói sozinho conseguiria resolver, daí a necessidade de eles se agruparem como Os Vingadores.
Se nos quadrinhos isso acontecia de uma maneira natural, aqui a criação do super time tem um considerável `empurrão` por parte da S.H.I.E.L.D, com Nick Fury à frente.
 Não vou falar muito sobre a trama do filme, pois acredito que a maioria absoluta dos que estão lendo essa resenha são inveterados fãs de HQ´s, e da Marvel!
Me agradou bastante a caracterização dos personagens no filme, quase todos os Vingadores tem suas motivações explicadas no filme, e também seus momentos `solo` de destaque, em que suas personalidades e habilidades são mostradas.
O elenco feminino é uma verdadeira maravilha, colírio para os olhos, principalmente minha `deusa` Scarlett Johanson, que dá um show à parte no papel de Viúva Negra, bonita e simpática até dizer chega! Também merece destaque Cobie Smulders como Maria Hill, que é pavorosa de feia nas HQ´s e aqui foi interpretada por uma gata!
 Adorei o Hulk de Mark Rufallo, confesso que tinha dúvidas sobre a capacidade do ator interpretar Bruce Banner de uma maneira convicente, mas ele me conquistou. Seu Banner tem o balanço perfeito entre alguém cínico e ao mesmo tempo genial. E o Hulk com suas feições me pegou de surpresa, nos 3 filmes do Hulk feitos até agora nenhum retratou o Gigante Esmeralda de maneira tão convicente, estou até pensando em mudar o logo do blog!
E a surra que o Hulk dá no Loki? Maravilhosa! `Deus Fraco`!!!!
Uma das poucas coisas que eu não gostei no filme foi o uniforme do Capitão América, que realmente não me agradou, o diretor poderia ter mantido o uniforme do filme solo do bandeiroso, mais realista e funcional que o usado em `Vingadores`.
 Robert Downey Jr dá o show de sempre no papel de Tony Stark, mais cínico, mais playboy, e mais beberrão ainda em `Vingadores`!
Enfim, esse é o filme que eu esperei a vida inteira para assistir, comecei a colecionar HQ´s da Marvel em 1983, então lá se vão quase 30 anos de amor aos personagens da `Casa das Idéias`, nunca imaginei que um dia veria os Vingadores em um longa metragem com essa qualidade!
 Scarlett Johansson!!!!!!!!!
 Desde 2008, com o lançamento de Homem de Ferro, a Marvel e o Marvel Studios vem fazendo um autêntico trabalho de artesão, costurando as tramas dos filmes de uma maneira espetacular, que culminou em `Vingadores`, e a julgar pela cena pós crédito (vou derrubar, o Thanos aparece!) ainda vem muita, mas muita mesma, coisa boa por aí!
Assista no cinema, Avante Vingadores!



Nenhum comentário: