terça-feira, 3 de abril de 2012

Slayer – Haunting the Chapel (1984) – Download







 Um marco absoluto do Thrash Metal e do underground em geral, um E.P que realmente foi um  divisor de águas!
Em um belo dia de 1984, Brian Slagel, fundador/dono da Metal Blade, teve uma ótima surpresa ao conferir os números de vendagem do primeiro álbum do Slayer, `Show no Mercy`: mais de 40.000 cópias vendidas mundialmente!
Esse número pode parecer modesto hoje em dia, mas temos que levar em consideração que na época a Metal Blade era praticamente uma gravadora de fundo de quintal, e o Slayer nem de longe era o que é hoje em dia, sem falar no fato de essa vendagem ter ocorrido nos idos de 1983/84, quando o mercado e o circuito de Thrash Metal eram totalmente incipientes.
Animado com os números Slagel decidiu colocar seus satânicos contratados em estúdio novamente, o mais rápido possível!
A solução encontrada por Brian e a banda foi gravar um E.P com 3 músicas: `Chemical Warfare`, `Captor of Sin`, e `Haunting the Chapel`, que apresentavam uma evolução absurda em relação à sonoridade do debut do Slayer, sendo que duas delas `Captor of Sin` e `Chemical Warfare` são presenças constantes nos shows do Slayer desde então.
 As gravações foram comandadas por Slagel, como produtor executivo, e Bill Metoyer, como engenheiro de som, em um estúdio em Los Angeles. Estúdio este que não era nenhum primor de qualidade, pois não havia nem mesmo um tapete para a bateria , o que atrasou consideravelmente a gravação das partes de Lombardo, pois a bateria literalmente andava pelo estúdio!
Diante disso alguém da produção (não se sabe ao certo quem) teve a idéia de chamar o então desconhecido Gene Hoglan para auxiliar Lombardo. Diz a lenda que Hoglan segurou a bateria no lugar enquanto Lombardo gravava `Chemical Warfare`.
Além de segurar a bateria no lugar as tarefas de Hoglan  também incluíam dar algumas dicas sobre técnicas de 2 bumbos para o batera do Slayer!
Por causa de sua temática satânica os membros do Slayer estavam receosos de algum possível conflito com Metoyer, que é cristão, mas ele não deu a mínima para as letras e fez seu trabalho com total profissionalismo.
A masterização foi feita por Eddy Schreyer, e a capa, que se tornou clássica, foi criada por Vince Gutierrez.
Re-edições do disco incluíram a faixa `Agressive Perfector`, com o E.P passando a ter 4 faixas.
 Me lembro de um CD lançado no Brasil que tinha `Show no Mercy` e `Haunting the Chapel` em único disco, já o tive mas o vendi na época da fase Christiane F, quem ainda tiver esse CD guarde-o com muito carinho pois ele é uma raridade total!
Para divulgar o E.P o Slayer caiu novamente na estrada, tocando por todo o território dos E.U.A, até receber o tão esperado convite para um show na Europa, mais precisamente no Heavy Sound Festival (Bélgica) abrindo para o UFO (??!!??), a partir daí as coisas começaram a andar para o Slayer e o resto é história!
É impressionante a forma como esse E.P impactou o Thrash Metal, as palhetadas de `Chemical Warfare` se tornaram o ideal de 10 em 10 bandas do estilo, as letras, a capa, o clima, a produção em si, tudo nesse E.P é clássico, baixe!


Chemical Warfare
Captor of Sin
Haunting the Chapel
Agressive Perfector








Nenhum comentário: