terça-feira, 13 de março de 2012

Marvel Infinite Comics


Hoje a tarde (11/03)  a Marvel finalmente revelou do que se trata a iniciativa "Infinite Comics". O anúncio ocorreu na conferência South by Southwest Interactive, realizada em Austin (EUA). E como já se especulava, tudo gira em torno do futuro dos quadrinhos digitais da Marvel.
Mark Waid é um entusiasta dos quadrinhos digitais, isso desde o seu tempo de Editor-Chefe da Boom Studios. Agora, todo esse trabalho de Waid ganhou receptividade na Marvel: ele desenvolverá a primeira história da Marvel Infinite Comics, uma linha que será lançada diretamente em tablets, como o iPad - segundo Quesada, é uma iniciativa que tem  todo o seu apreço e que começou a ser gestada em 2009, antes mesmo do iPad ter sido anunciado.
Os principais desafios da Marvel para chegar a desenvolver a linha Infinite, foram ter o conhecimento necessário das novas plataformas, além de um mercado consumidor (isto é, era necessário que o mercado de tablets estivesse consolidado). Um dos principais responsáveis pela parte artística dessa empreitada é o artista francês Yves "Balak" Bigeral. Yves, além de ser desenhista, trabalha com animações, então soube bem como desenvolver uma técnica que casasse com a proposta da linha Infinite. Foi ele quem pôde transmitir seu conhecimento e técnica para outros artistas da editora.
A primeira história terá como protagonista Sam Alexander, o novo Nova. A história mostrará o caminho dele até AvX, dando continuidade à primeira aparição do personagem, por Jeph Loeb e Ed McGuinness, no especial Point One. O Nova estará fugindo da Fênix, indo em direção da Terra para avisar os Vingadores. A arte será deStuart Immonen e o roteiro do próprio Waid. Para essa nova empreitada, Waid e Immonen preferiram uma abordagem diferente, que foi construída com base na plataforma de leitura - os tablets. As técnicas envolvem uma nova forma de narrativa, com uma distribuição peculiar dos quadros na página, como se estivessem dispostos lado a lado, a exemplo de um filme. Com os tablets, o leitor poderá ver primeiro o quadrinho, depois a mesma imagem com o balão, de forma a aproveitar tanto a narrativa escrita como o background em que ela se desenvolve.

Por Kinhu Heck e Leonardo Bento

Fonte: Marvel 616 http://www.marvel616.com

Nenhum comentário: