quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fight - War of Words (1993) - Download

Rob Halford surpreendeu o cenário metálico mundial quando logo após o fim da ultra bem sucedida tour de `Painkiller` anunciou sua saída da `instituição` Judas Priest.

Já havia algum tempo que Halford vinha manifestando sua necessidade artística de fazer algo além dos muito bem demarcados limites musicais de sua banda, tentar trabalhar com novas sonoridades.

Em entrevistas da época Halford se desmanchava em elogios às bandas thrash, em especial ao Pantera, sempre falando que as novas bandas estavam dando ao metal o fôlego para seguir em frente na nova década.

O próprio `Painkiller` já é uma amostra desse desejo de Halford de fazer um som mais moderno.

Logo após sua saída do Priest, Halford se mudou para Phoenix (Arizona), uma das `capitais` do metal nos E.U.A, para acompanhar de perto a sonoridade das novas bandas de que ele tanto gostava.

A princípio o plano de Halford era montar um projeto paralelo ao Judas Priest, mas pressões dos outros membros da banda, empresários, e também da gravadora, o levaram à decisão de sair do Judas Priest e pular de cabeça em uma incerta carreira solo.

De uma maneira totalmente inusitada para alguém de seu quilate Halford passou a trabalhar sozinho em algumas composições, sem a ajuda de nenhum outro músico!

Nesse período o `Metal God` cantou a música `Freewhell Burning` com o Skid Row em um programa da MTV britânica e também participou de alguns shows do Pantera, apresentando um estilo de vestimenta totalmente diferente do seu tradicional visual de couro, rebites e quetais, Mr. Halford estava andando no melhor estilo `street`, boné, bermuda, tênis, e um monte de tattoos!

No primeiro semestre de 1992 Halford recebeu um convite para participar da trilha sonora do filme `Buffy: The Vampire Slayer`, como ainda não tinha uma banda, chamou os amigos do Pantera para serem sua banda na gravação da música para a `soundtrack`, uma banda de luxo!

`Light Comes Out of Black`, a música de Halford para a trilha do filme, surpreendeu todo mundo com sua sonoridade pesada e agressiva, muito diferente de tudo que ele havia gravado em sua longa carreira.

Logo após isso Halford finalmente escolheu um nome para sua banda: Fight.

E juntamente com seu empresário, John Baxter, iniciou o estafante processo de escolher músicos para a banda.

Para o posto de baterista a solução foi `caseira`, nada menos que o brilhante Scott Travis, batera de sua ex-banda, que em meio ao fogo cruzado entre o Priest e Halford, optou por tocar com o amigo, logicamente deixando as portas abertas para retornar ao Judas Priest quando eles encontrassem um substituto para Rob Halford.

Da banda thrash Cyanide, também empresariada por John Baxter, vieram Brian Tilse (guitarra) e Jay-Jay (baixo, que também é tatuador e já havia feito algumas tatuagens em Halford no HTC Precision Piercing , em Phoenix).

Um graduado do famoso G.I.T (Guitar Institute of Technology), Russ Parish, completou o time.

Com essa mistura de veteranos e novatos o Fight entrou no Vintage Sound Studio (Phoenix) e começou a ensaiar e gravar demos como loucos, aperfeiçoando as mais de 20 (!!!!!) músicas que Halford havia composto, e despertando uma absurda curiosidade mundial em torno da sonoridade da banda.

Em pouquíssimo tempo a banda conseguiu um contrato com a Epic Records, e em agosto de 1993 fez o seu primeiro show no famoso Mason Jar, em Phoenix.

`War of Words`, o 1º disco do Fight, foi lançado em setembro de 1993 e foi um sucesso imediato de público e crítica.

Gravado no Wiselbood Studios, em Hilversun (Holanda), com a produção de Attie Bauw, `War of Words` chamou bastante atenção por causa de sua sonoridade cristalina, muito boa para a época.

Curiosidade macabra: Halford quase partiu dessa para melhor ao escapar por milímetros de ser atropelado por um trem em um idílico passeio de bicicleta durante um intervalo nas gravações do disco!

Com uma sonoridade beirando o thrash, aliada aos satânicos trinados de Mr. Halford, o Fight soava inovador, diferente, e rapidamente angariou uma imensa legião de fãs, inclusive eu!

A tour de divulgação de `War of Words` teve início em Frankfurt (Alemanha), em outubro de 1993, com o The Organization (formado por ex-membros do Death Angel) como banda de abertura.

A banda deu um giro de um mês pela Europa, com apenas duas datas na Inglaterra, onde uma verdadeira `war of words` aconteceu entre Halford, membros do Priest, e a imprensa local, que acusava Halford de ter `americanizado seu som e estar imitando o Pantera até no visual!`

Após essa tour na Europa o Fight retornou aos E.U.A para uma tour, dessa vez com o Cathedral como ´opening act`.

Fizeram uma rápida parada para as festas de fim de ano e retomaram a `Nailed To The Road Tour` em janeiro de 1994, juntamente com o Voivod. A tour recomeçou em Orlando, Florida.

Daí partiram para uma tour mundial, que passou pela Europa, Japão, Austrália, e até por aqui, com 2 shows no Olympia (SP/SP, ainda existe?) em março de 1994.

Por incrível que pareça Russ Parish decidiu sair do Fight para montar uma banda cover de Glam (??!!??) com o vocalista Jeff Martin (Racer X) e o guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big)!

O nome da banda era The Eletric Fence, e não durou muito, cerca elétrica, que nome agressivo, ui, que meda!

Rapidamente o Fight recrutou Robby Lochner (Razor) para o lugar de Parish e caiu na estrada, primeiramente abrindo para o Anthrax e depois para o Metallica!

A tour de `War of Words` acabou oficialmente no dia 21/08/1994, quando eles abriram um show do Metallica no Bicentennial Park, em Miami.

Durante seu show o Metallica chamou Halford ao palco para uma jam do clássico do Judas Priest `Rapid Fire`.

Logo após o fim da tour Lochner saiu da banda, e deu início a uma carreira solo.

Meu interesse no Fight acaba aqui.

Ainda em 1994 eles lançaram o E.P `Mutations`, um apanhado de faixas ao vivo, remixes e covers do Judas Priest.

Em 1995 o Fight lançou seu segundo disco, `A Small Deadly Place`, no qual adicionaram elementos de grunge/alternativo ao seu som, elementos esses que causaram uma rejeição de proporções bíblicas tanto de pública quanto de crítica.

Revirando (muito) o disco é possível se encontrar uma ou outra canção `legalzinha` mas lamentavelmente nada do quilate das faixas do 1º disco.

As fracas vendagens, a unanimidade negativa, e os pouquíssimos shows causaram o fim do Fight.

Um fim melancólico e de certa forma inevitável.

Após o fim da banda Halford montou o projeto Gimp, que depois se tornou o Two e lançou um disco eletrônico/experimental, que acabou de matar os xiitas que odiaram `A Small Deadly Space`!

E em meio a tudo isso Halford saiu do armário, assumiu sua homossexualidade, causando debates acalorados na cena metal mundial.

Tantas mudanças em sua carreira só me fizeram admirar ainda mais Mr. Halford, tem que ser muito macho para sair de uma mega banda como o Judas Priest, montar outra banda bem sucedida e então arriscar tudo com um disco que estava na cara que não seria bem aceito!

E depois de tudo isso mudar de estilo musical e declarar publicamente ser homossexual, é muita coragem!

Tenho um carinho todo especial pelo Fight, pois eles foram a primeira banda que eu vi ao vivo nos E.U.A.

Tinha acabado de me mudar para Tucson (Arizona), em 1993, e ainda não falava nada de inglês, um belo dia meu pai comprou um jornal, e o folheando vi um anúncio de um show do `Rob Halford´s Fight`!

Consegui descobrir/decifrar a data do show, mas não tinha a menor idéia de como chegar ao local do show, então tive uma idéia: parei um táxi na rua e entreguei a folha do jornal com o anúncio do show para o taxista! Ele falava, falava, e eu não falava nada, apenas apontava para o anúncio, até que ele entendeu o que eu queria e me levou para o show!

Chegando lá o paguei (ainda bem que a viagem não foi muito cara!) e ele falou um montão comigo, não entendi nada, mas não é preciso ser um gênio para sacar que ele estava querendo combinar a viagem de volta comigo.

O local do show era pequeno, quase um bar, logo saquei onde era a fila, entrei nela e paguei minha entrada.

Essa foi uma das poucas vezes em que eu fui em um show e não conhecia absolutamente ninguém.

Fiquei viajando no visual e no comportamento dos heavies estadunidenses, rolou um pouco de som mecânico e de repente tudo parou e o show do Fight começou, sem banda de abertura nem nada!

Não tenho palavras para descrever o tanto que eu me emocionei nesse show, era um sonho se tornando realidade estar ali vendo ao vivo, e de perto, uma banda que eu só conhecia de fotos em revistas!

E o show foi assassino, tocaram o `War of Words` quase inteiro, algumas do Judas Priest e até Black Sabbath!

Querem saber como eu voltei para casa? Antes de sair anotei o endereço de casa, depois do show parei outro táxi e entreguei o papelzinho com o endereço para o taxista, que entendeu na hora o que eu queria e me levou até em casa!

Alguns meses depois desse show comecei a estudar em uma típica `high school` americana e me enturmei com os heavies de lá, fiz amizades verdadeiras, tenho contato com alguns até hoje.

Eles morreram de rir quando eu contei essa história do show do Fight para eles, alguns deles estavam no show!

Rob Halford é um dos meus heróis, como músico e como ser humano, o admiro demais, ele realmente é o Metal God!

Baixe `War of Words` e conheça/relembre uma época muito especial na carreira de Mr. Halford!

Into the Pit!

Into The Pit

Nailed To The Gun

Life In Black

Immortal Sin

War Of Words

Laid To Rest

For All Eternity

Little Crazy

Contortion

Kill It

Vicious

Reality, A New Beginning

http://www.mediafire.com/?l5mznmatxmh

Nenhum comentário: