Algumas semanas atrás estava revirando o Youtube para baixar uns vídeos e montar um DVD do Bone, e nessa busca me deparei com alguns clips do Spice 1 que eu não assistia havia muito tempo, me lembrei de como eu viajei no disco `1990-Sick` na época!
Comprei esse disco um pouco após seu lançamento na saudosa loja da Posse DJ´s aqui em Goiânia, que tinha os preços bem salgados, me lembro que paguei mais ou menos uns R$ 35,00 nesse CD na época, tudo bem que ele era importado e tal, mas que foi caro foi!
Ainda mais por que na época do meu primeiro (e muito lamentado!) casamento eu acabei o vendendo por uma mixaria para colocar comida em casa.
Mas não estou aqui para falar de fracassos matrimoniais e sim do Spice 1!
Nascido em Hayward, California, Robert L. Green foi descoberto ainda moleque pelo lendário Too Short, que o ajudou a lançar o E.P `Let It Be Known`(1991), que não foi muito bem divulgado mas o levou a um contrato com a Jive Records, que lançou o seu auto intitulado debut em 1.992.
Com esse disco a carreira de Spice 1 decolou, em 1993 lançou o clássico `187 He Wrote` e em 1994 lançou `AmeriKKKa´s Nightmare`, todos os 3 discos alcançaram a marca de disco de ouro (500.000 cópias) na época, nada mas nada mesmo mal!
Após mais alguns lançamentos que não foram tão bem sucedidos como os seus primeiros trabalhos a relação entre Spice 1 e a Jive Records azedou, e terminou no melhor (ou pior) gangsta rap style da costa oeste, com muito disse me disse e ameaças de ambas as partes.
Quando começou a gravar `1990-Sick` Spice 1 vinha de 3 álbuns consecutivos de sucesso, e a pressão comercial sobre ele era grande, Robert entrou em estúdio com um time formado pelos produtores Ant Banks, Blackjack, Bosko Chase, e Clint `Payback` Sands, e juntos trabalharam nas 15 faixas que compõe o álbum.
Foram gravados dois clips para o disco, `1990-Sick (Kill ´em All) e `Ain´t No Love`, que tiveram uma boa veiculação na MTV e em outros canais na época.
`1990-Sick` teve participações mais que especiais de MC Eiht, E-40, Kokane, Joya, e Young Kyoz e G-Nut do grupo 187 Fac, só a fina flor do gangsta rap californiano!
O disco estreou muito bem nas paradas, chegando a figurar na 30º posição da parada geral da Billboard, mas não vendeu tão bem quanto seus antecessores, o que deu início aos problemas de Spice 1 com a Jive Records.
O que mais me agrada nesse disco é a sua sonoridade pesada, os vocais agressivos do Spice 1, e o ótimo trabalho que os produtores fizeram em relação aos samplers e bases usadas no disco, que se destacaram bastante na época.
Alguns elementos do disco não envelheceram tão bem, ficaram datados, mas no geral `1990-Sick` é uma boa pedida para se sacar como era o gangsta rap no final dos anos 90.
Uma curiosidade cabulosa: na época em que estava gravando esse disco Spice 1 estava com um mandato de prisão em aberto por porte ilegal de arma, como estava com medo de pegar uma sentença longa e não poder terminar as gravações, ele decidiu brincar de gato e rato com a polícia de Oakland e continuar a gravar o disco enquanto os canas vasculhavam a cidade atrás dele!
Após algumas semanas nessa tensão Spice 1 finalmente terminou de gravar o disco, e ainda teve a moral de gravar o clip de `1990-Sick (Kill ´em All)` antes de se entregar em uma delegacia!
No final ele acabou ficando apenas duas semanas preso, foi solto por super lotação da cadeia pública de Oakland, estão pensando que é só aqui que isso acontece?!!?
1.1990-Sick (Kill 'Em All)
2. Dirty Bay
3. Mind of a Sick Nigga
4. Drama Listen
5. Mobbin'
6. Survival
7. Tales of the Niggas Who Got Crept On
8. Sucka Ass Niggas
9. Faces of Death
10. 1-800 (Straight from the Pen)
11. Ain't No Love
12. Funky Chickens
13. Snitch Killas
14. Can U Feel It
15. 1990-Sick (Kill 'Em All)
Link originalmente postado no blog parceiro 187umkillah
http://187umkillah.blogspot.com, visite-os!
Nenhum comentário:
Postar um comentário