terça-feira, 29 de julho de 2014

Napalm – O Som da Cidade Industrial (Brasil, 2013)


Dirigido pelo jornalista Ricardo Alexandre este ótimo documentário narra com impressionante riqueza de detalhes ( a produção teve o esmero de fazer uma planta do local!) a fugaz trajetória da mítica casa de shows Napalm, que marcou época na noite paulistana.
Ao contrário do que sempre imaginei o Napalm durou de julho a novembro de 1983, meros 4 meses, mas esse curto período foi mais que suficiente para dar o pontapé inicial em várias manifestações culturais que alguns anos mais tarde viriam a ser o que se convencionou chamar de `vanguarda paulista`.
Uma das partes que mais me agradou no documentário foi a em que o proprietário do pardieiro, Ricardo Lobo, conta que sua intenção original era que o Napalm fosse `O` point punk de São Paulo.
Recém chegado de temporadas em Londres e New York, Lobo estava completamente apaixonado pela estética, filosofia e música do movimento punk, mas não imaginava que a realidade do estilo em `terras brasilis` era bem diferente da que ele havia conhecido na Inglaterra e nos E.U.A!
Logo no show de inauguração do Napalm (Inocentes e R.D.P !!!!) um quebra-pau de proporções bíblicas levou Lobo a proibir em caráter irrevogável shows de bandas  punk/hc na casa!
Com isso o Napalm abriu seu leque musical/estético e passou a organizar shows de bandas então iniciantes  como Ira, Titãs, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Legião Urbana, etc...., além de projetos na áreas de vídeo e artes plásticas.
Como João Gordo (que chegou a trabalhar na casa!) conta a certa altura do documentário `havia uma efervescência cultural no Napalm`.


Nenhum comentário: