terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Motoqueiro Fantasma : O Espírito da Vingança – Resenha

Ghost Rider: Spirit of Vengeance 3D, E.U.A, 2012-02-28

Direção: Mark Neveldine, Bryan Taylor
Roteiro: Scott M. Gimple, Seth Hoffman
Produção: Ashok Amritraj, Avi Arad, Michael De Luca, Steven Paul, Ari Arad

Elenco: Nicolas Cage, Idris Elba, Ciarán Hidis, Christopher Lambert, Violante Plácido, Johnny Whitworth, Fergus Riordan
 Bom filme. Sabiamente os roteiristas, diretores, e produtores optaram por ignorar completamente a trama do primeiro filme, de 2007, o que lhes proporcionou a chance de retrabalhar o conceito do personagem e estabelecer as bases para um possível franquia.
O filme não é de forma alguma maravilhoso, mas é bem melhor que o filme de 5 anos atrás, que apesar de ter a absurdamente voluptuosa e hermosa Eva Mendes é uma autêntica bomba!
`Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança` traz em sua trama o Motoqueiro Fantasma envolvido sem querer em uma guerra entre o céu e o inferno (travada no leste europeu) pela alma do jovem Danny Ketch.
Infelizmente o roteiro não se aprofunda de forma adequada sobre o `background` da história e as motivações dos personagens, mas se pecaram nesses detalhes, os roteiristas acertaram em cheio ao mostrarem a origem do Motoqueiro Fantasma através de cartoons `macabros` que rapidamente situam qualquer um, mesmo quem nunca leu uma HQ dele, na mitologia básica de Johnny Blaze.
 Por falar nisso, conheço apenas as HQ´s de Johnny Blaze como o  Motoqueiro Fantasma, nunca li nenhum material com Danny Ketch como o Espírito da Vingança, mas sei que a explicação para a mudança é uma trama enorme, cheia de reviravoltas, que demorou um bom tempo para ser publicada.
Os efeitos especiais são absurdamente bons, realistas, viajei legal em alguns visuais e na representação dos poderes dos personagens.
Apesar de algumas inconsistências e da não exploração do potencial de alguns personagens, de uma maneira geral o filme me agradou.
 Destaques: A belíssima atriz Violante Placido, que interpreta a cigana Nadya, e o `Olhar da Penitência` de Johnny Blaze, que ficou absurdamente fiel às HQ´s!
Infelizmente a cópia que eu assisti era dublada, gostaria muito de escutar as frases faladas em línguas do leste europeu que aparecem com alguma freqüência no filme. Recentemente li um pequeno artigo na Veja que dizia que essa predominância de cópias dubladas nos cinemas ultimamente é um reflexo do surgimento da tão falada `nova classe média`, que gosta de ir no cinema mas não gosta de ler legendas. Não sabem o que estão perdendo!

Ultimamente as adaptações cinematográficas de HQ´s da Marvel tem mantido um bom nível, mas não vá para a sala de projeção imaginando que o novo filme do Motoqueiro Fantasma é alguma maravilha, se tudo o que você quer são 01:30 h  de ação e escapismo com um personagem interessante esse filme é uma boa opção, assista no cinema!



Nenhum comentário: